O Recife acolheu a sexta edição do Evangelizar é Preciso neste sábado (30/03), na praia do Pina. Com programação extensa, iniciada ao meio-dia, o evento reuniu milhares de fiéis dispostos a rezar e cantar num dia louvor especial à beira-mar. Caravanas vindas do Rio Grande do Norte, Paraíba e do interior de Pernambuco trouxeram suas faixas e mensagens para o padre Reginaldo Manzotti, que promoveu o evento junto com a Obra de Maria e a Rádio Recife FM.
Com o tema “As muralhas vão cair”, o VI Evangelizar é Preciso começou ao meio-dia com a reza do terço mariano. Diferente de outros anos, as sombrinhas estavam lá para proteger da chuva e não do sol. O céu se manteve nublado por toda a manhã e a chuva chegou com força no final da tarde. Ainda assim, dona Silvia Helena não arredou pé. “Só saio depois da missa e do show do padre Reginaldo Manzotti”, disse quase gritando de tanta alegria em participar do evento.
O radialista Ivanildo Silva, da Rádio Olinda, é missionário da Obra de Maria e também humorista, cantor e compositor. Participou por muitos anos da dupla Doindim de Deus – DDD, e deu sua parcela de contribuição para o Evangelizar é Preciso cantando alguns sucessos da dupla, arrancando risadas dos fiéis e animando o público presente.
Na programação, um dos momentos mais esperados foi a apresentação do padre João Carlos, com suas músicas Vou confiar em Deus, Quem me tocou, Bem Aventurada, Meu bom Deus. O padre participa do evento desde a primeira edição e faz sempre uma passagem especial, encantando os que prestigiam o evento.
Testemunhos de cura e libertação foram muitos durante o evento. Com direção do padre Sérgio Bedim, os fiéis rezaram o Terço das Santas Chagas, preparando-se para a missa que foi presidida por dom Fernando Saburido. Um altar foi montado no palco, que recebeu a imagem da co-padroeira do Recife, Nossa Senhora do Carmo, trazida num andor que percorreu a multidão. O Ministério de Música Evangelizar tocou a liturgia da missa e o arcebispo agradeceu a disponibilidade do padre Manzotti em vir ao Recife e presentear as pessoas com o evento, que tem a propriedade de transformar a praia em uma verdadeira igreja. A convite de dom Fernando, o padre Manzotti fez a homilia, que foi bastante aplaudida.
Com expressões firmes e falando com autoridade, padre Reginaldo Manzotti pediu que as pessoas rezassem, quebrassem as muralhas do comodismo, parassem de ver novelas, fofocar e se dedicassem a ajudar o irmão, a educar seus filhos longe de celulares, a participar das decisões por políticas públicas eficazes. “Temos que clamar ao Espírito Santo que nos defenda das coisas do mundo, do que nos afasta de Deus”, disse Manzotti. “A Igreja precisa rezar, precisa se manter unida”.
Ao final da missa, a produção do evento fez uma surpresa para dom Fernando: apresentou no telão um vídeo sobre a vida do arcebispo e sua missão no sacerdócio, mostrando a ligação fraterna que mantém há tantos anos com o Evangelizar é Preciso. Após a celebração, houve um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento, permeado por músicas e orações.
O show do padre Manzotti, como se esperava, agitou a multidão. Sob forte chuva, as pessoas cantavam e rezavam, interagindo a todo momento com a mensagem de fé e esperança que vinha do palco. O show trouxe recursos circenses e de dramatizações para evangelizar, impactando os fiéis que resistiram ao temporal. A certa altura, após a reza da oração de São Bento, as muralhas montadas no palco caíram, para delírio de quem acompanhava o show. “São as muralhas da corrupção, do pecado, da dor, das drogas, da violência, que estão caindo por terra em suas vidas”, profetizou o padre.
Este ano, a venda das camisas do evento vai ajudar na construção de uma imagem de Nossa Senhora Aparecida na terra onde dom Fernando nasceu: o distrito de Jussaral, no Cabo de Santo Agostinho. “Será uma estátua de 45 metros, maior que a do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro (que tem 38 metros), e que vai colocar Jussaral definitivamente no roteiro turístico religioso de Pernambuco”, contou o fundador e presidente da Obra de Maria, Gilberto Barbosa.
O próximo Evangelizar é Preciso já tem data: será no dia 21 de abril de 2020, na mesma praia do Pina.
Pascom AOR