“Queremos caminhar juntos, sem deixar ninguém para trás”, diz novo bispo de Garanhuns (PE)

O bispo eleito da Diocese de Garanhuns (PE), monsenhor Agnaldo Silveira, declarou em sua primeira mensagem ao clero e aos demais fiéis da Igreja pernambucana que aceitou a nova missão com total disponibilidade para “ser um servidor”. O sacerdote, que será sagrado epíscopo no dia 16 de julho, em Sobral (CE), apontou a sinodalidade e o cuidado com os necessitados como marcas do seu futuro pastoreio.

“Como Igreja sinodal, queremos caminhar juntos, sem deixar ninguém para trás. Por isso, desejo dirigir uma saudação aos doentes, aos idosos, às pessoas com deficiência, aos encarcerados, aos desempregados, às pessoas em situação de rua e a quantos vivem nas periferias existenciais e geográficas. Dirijo-me também aos que, por razões variadas, afastaram-se da Igreja, às pessoas de boa vontade e aos não crentes, para expressar-lhes a minha proximidade, na esperança de poder estabelecer com todos um diálogo fecundo”, declarou.

Monsenhor Agnaldo foi nomeado bispo, nesta terça-feira (14), pelo Papa Francisco, e irá suceder dom Paulo Jackson, que em agosto do ano passado assumiu a Arquidiocese de Olinda e Recife (PE). O padre será o 12º pastor da diocese criada em 1918 pelo Papa Bento XV e formada por 31 paróquias distribuídas por 26 municípios do interior de Pernambuco.

“A confiança, de fato, brota como uma dimensão fundamental da fé: ter fé é confiar em Deus. E esta confiança nasce do encontro verdadeiro com Cristo. A partir daí se renova a consciência de que o Senhor acompanha e fortalece aqueles a quem chama e envia em missão. Profundamente convicto dessa verdade e confiando plenamente na Sua Palavra, acolhi a honrosa atenção do Santo Padre e aceitei o chamado do Senhor para abraçar esta missão”, afirmou o monsenhor.

Aos bispos e arcebispos do Regional Nordeste 2 da CNBB, o futuro irmão no episcopado dirigiu uma saudação especial reforçando o desejo de “contribuir no aprofundamento da comunhão fraterna e no afeto colegial, para o bem do povo santo de Deus que vive nesta região”. Por fim, monsenhor Agnaldo agradeceu a todos que contribuíram com sua vocação na Diocese de Sobral (CE), onde atualmente é vigário geral.

📄Clique e leia a mensagem na íntegra

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo