A presidente do Conselho Nacional dos Leigos do Brasil – Regional Nordeste 2 (CNLB NE 2), Rejane Gaia, é a nova vice-presidente do conselho em âmbito nacional. Ela foi eleita durante a 38ª Assembleia Geral Ordinária, realizada dentro da sétima edição do Encontro Nacional do Laicato, que ocorreu de 20 a 23 deste mês, em Cuiabá.
Além de Rejane, o novo comando do CNLB é composto pela presidente, Sônia de Oliveira (Regional Leste 2), pelo secretário geral, Márcio José de Oliveira (Regional Sul 1), o tesoureiro geral, José Everaldo (Regional Leste 2), pela secretária adjunta, Maria Aurenir Paiva (Regional Nordeste 4) e pelo tesoureiro adjunto, Carlos Oliveira (Regional Noroeste).
O mandato da nova presidência tem duração de três anos. De acordo com o setor de comunicação do CNLB Nordeste 2, Rejane acumulará as duas funções até 2020, quando será realizada a assembleia eletiva no Regional.
O Encontro Nacional do Laicato teve como tema “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade: um novo olhar e um novo agir”, e como inspiração bíblica “Eu vi, ouvi e desci” (Ex. 3, 7-8).
Segundo a então presidente nacional do CNLB, Marilza Schuina, o objetivo foi de contribuir para a articulação do laicato do Brasil, estabelecer diretrizes gerais e definir as linhas de ação do organismo.
O evento reuniu cerca de 400 delegados e representantes dos 18 Regionais da CNBB, como também das organizações filiadas. A delegação da CNBB Nordeste 2 foi a maior do encontro, com 29 participantes.
Para uma reflexão mais aprofundada no contexto da realidade atual do Brasil foram realizadas dez oficinas sub-temáticas para reflexões sobre: Direitos humanos, Casa comum/direito à terra, Igualdade de Gênero, Política/Políticas Públicas, Direito à cidade, Mundo do Trabalho, Juventude, Migrações e refugiados, Educação e cultura e Desafios da vocação laical na Igreja.
O evento contou com a presença do bispo de Tocantinópolis (TO) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da CNBB, dom Giovane Pereira de Melo.
O próximo encontro do CNLB será na cidade de São Luís. A capital maranhense receberá a assembleia dos leigos de todo o país em 2020.