O Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE 2) celebrou, neste domingo (13), a sucessão pastoral na Arquidiocese de Olinda e Recife (PE). Em nome da entidade, o bispo de Cajazeiras (PB) e presidente, dom Francisco de Sales, saudou o agora emérito dom Fernando Saburido e o nono arcebispo a ocupar a cátedra pernambucana, dom Paulo Jackson.
“Queremos, neste momento, em nome dos bispos de nossas 21 circunscrições eclesiásticas, expressar e reafirmar nossos vivos sentimentos de comunhão, colegialidade e sinodalidade, marcas que assinalam o caminho que, juntos buscamos percorrer, neste nosso Regional NE 2, tão diverso nas suas realidades eclesiais, porém sinfônico no esforço e no compromisso coletivo com a construção de percursos comuns para a missão evangelizadora, tendo sempre como fim o bem pastoral de nossas Igrejas particulares”, disse dom Francisco de Sales.
O presidente da CNBB NE 2 destacou que a Posse Canônica é um mistério da Igreja onde o bispo é partícipe como colaborador do Espírito Santo. “Ao tocar, pois, este mistério, meu querido irmão, o senhor é convidado a deixar aqui um pouco do que é seu e, ao mesmo tempo, dispor o seu coração a receber as marcas que são próprias desta porção do povo de Deus”, afirmou.
Dirigindo-se a dom Fernando Saburido, dom Francisco de Sales externou o sentimento de gratidão pelos 14 anos de serviço à frente da Arquidiocese de Olinda e Recife que, de maneira discreta e zelosa, contribuiu para o crescimento da Igreja pernambucana e também do Regional Nordeste 2.
“Que Deus o recompense pelo seu fecundo pastoreio e infunda no seu coração a criativa sabedoria para abraçar com alegria, esta nova estação de sua vida, tornando-a frutífera naquela fidelidade que sempre o guiou, Secundum Verbum Tuum, em suas escolhas e decisões”, declarou o presidente.
💬 Clique aqui e leia a íntegra da mensagem da CNBB Nordeste 2
Foto de capa: Reprodução/YouTube