A Presidência do Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE 2) divulgou nota por ocasião da Páscoa do Papa Francisco conclamando os fiéis das 21 dioceses a elevarem suas preces pelo descanso eterno do Santo Padre. O Pontífice faleceu, nesta segunda-feira (21), às 2h35 (horário de Brasília) vítima de um acidente vascular cerebral e de insuficiência cardíaca.
No texto, os bispos agradecem a Deus pelo pastoreio e o exemplo de Francisco e destacam a alegria como uma das marcas do seu pontificado, “pois era um homem que tinha uma grande intimidade com o Senhor”. Clique aqui para baixar a nota.
Leia a mensagem na íntegra:
Nota da CNBB NE2 sobre o falecimento do Papa Francisco
O Regional NE2 da CNBB, que engloba as vinte e uma dioceses que estão nos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas, neste momento que estamos assimilando a notícia do falecimento do Papa Francisco se une a toda Igreja Católica e a tantos irmãos e irmãs de boa vontade para elevar suas preces pelo descanso eterno do Santo Padre e agradecer a Deus pelo pastor que Ele nos deu, pastor conforme o Coração de Jesus, pastor com cheiro de ovelhas.
Na sua primeira Exortação Apostólica, Evangelli Gaudium (Alegria do Evangelho), datada de 24 de novembro de 2013, nove meses depois da sua eleição, começa nos dizendo: “A Alegria do Evangelho enche o coração e a vida daqueles que se encontram com Jesus”. Com certeza a alegria foi uma das características forte do seu pontificado, pois era um homem que tinha uma grande intimidade com o Senhor. Nesta segunda-feira da oitava da Páscoa, dia do seu falecimento, vemos o Ressuscitado indo ao encontro das mulheres dizendo: Alegrai-vos (cf. Mt 28,9).
É com a alegria que nasce da fé, da esperança e do amor no Ressuscitado que queremos vivenciar este momento como Igreja Pascal, lembrando das palavras do Papa Francisco na última Vigília Pascal, lidas pelo Cardeal Giovanni Battista Re, antevéspera da sua morte:
“Irmãos e irmãs, especialmente durante o ano jubilar, é este o apelo que devemos sentir com força dentro de nós: deixemos brotar a esperança da Páscoa nas nossas vidas e no mundo!
…não desanimemos, voltemos ao anúncio desta noite: ainda que estejamos nas trevas, a luz brilha lentamente; aguarda-nos a esperança de uma vida nova e de um mundo finalmente libertado; um novo começo pode surpreender-nos, mesmo que às vezes pareça impossível, porque Cristo venceu a morte.
…Ele é o futuro da história, o destino último para o qual nos dirigimos para sermos acolhidos naquela vida nova em que o próprio Senhor enxugará todas as nossas lágrimas «e não haverá mais morte, nem luto, nem pranto, nem dor» (Ap 21, 4). E esta esperança da Páscoa, esta “reviravolta nas trevas”, devemos anunciá-la a todos.
…A Páscoa traz a boa notícia de que, embora as coisas no mundo pareçam estar cada vez pior, o mal já foi vencido…”
Que a Trindade Santa o receba em sua morada eterna e possa nos enviar um pastor conforme o seu coração.
Recife, 21 de abril de 2025
Dom Francisco de Sales Alencar Batista, O. Carm
Bispo de Mossoró (RN)
Presidente do Regional NE 2Dom Antônio Carlos Cruz Santos, MSC
Bispo de Petrolina (PE)
Vice-presidente do Regional NE 2Dom José Luiz Ferreira Salles, CSsR
Bispo de Pesqueira (PE)
Secretário Regional NE 2