“Precisamos voltar ao Documento de Aparecida”, diz dom Joel Portella Amado

Após 15 anos da Conferência de Aparecida, a Igreja caminha no mundo diante de inúmeras mudanças na realidade, inclusive no Papado, no contexto da Igreja. Outras mudanças são percebidas na conjuntura política, no avanço de tecnologias, mais recentemente a experiência da pandemia. E no quarto vídeo da série sobre a Conferência e o Documento de Aparecida, o bispo auxiliar da arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ) e secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado, fala da atualidade do texto que é fruto do encontro do episcopado latino-americano.

Para dom Joel, o que está no documento, “resultado do encontro, da escuta, da oração, permanece atual”. As reflexões contidas no documento consideram as “transformações profundas” por que o mundo está passando, que Aparecida vai chamar de “mudança de época”.

“De 15 anos pra cá, essa transformação acelerou. Os problemas constatados por Aparecida estão presente hoje, só que mais agudos, mais intensos. Assim como Aparecida identifica o desafio da realidade, ela também nos apresenta um processo missionário para a formação dos discípulos”, afirmou dom Joel.

O convite do documento é a trabalhar pela formação dos discípulos missionários, “a fim de que, esse mundo possa ser diferente do que é hoje, atravessando esse tempo tão duro, tão sofrido de mudanças”.

“Aparecida não está obsoleta, precisamos voltar ao documento, revisitá-lo sempre e descobrir o que, a partir dele, nós podemos entender esse mundo que aí está e com ele interagir”, disse dom Joel.

Confira o vídeo:

Fonte: CNBB

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo