Em sintonia com o Papa Francisco, que convocou a Igreja a revisitar o Concílio Vaticano II em preparação para o Jubileu 2025, a CNBB Nordeste 2 anuncia a nova edição da Novena de Natal. O subsídio terá como tema “Peregrinos da Esperança” e como lema a inspiração bíblica “O que vivemos e ouvimos vos anunciamos!” (1Jo 1,3).
Durante os nove encontros, os fiéis terão a oportunidade de se preparar para o nascimento de Jesus mergulhando na riqueza na “primavera da Igreja”, como afirmou São João Paulo II sobre o Concílio Vaticano II. Essa trilha espiritual será percorrida a partir das Constituições Dogmáticas, em especial, a Dei Verbum, que trata sobre a Revelação Divina.
A Novena de Natal 2023 teve seu conteúdo finalizado nos dias 17 e 18 pela equipe responsável pelo livrinho. O grupo, coordenado pelo bispo de Caicó (RN) e vice-presidente do Regional, dom Antônio Carlos Cruz Santos, reúne sacerdotes das quatro Províncias Eclesiásticas da CNBB Nordeste 2 – Maceió, Natal, Olinda e Recife, e Paraíba, e o secretário executivo da entidade, padre Agenor Guedes. A assessoria de comunicação da entidade também integra a comissão.
Roteiro
A estrutura dos encontros da Novena de Natal será da mesma forma como foi em anos anteriores e já é conhecida e aprovada pelos fiéis das 21 dioceses. Para cada dia de reunião para rezar em família ou com a comunidade o roteiro apresenta momentos de acolhida, textos para a reflexão da temática geral e dos subtemas, cânticos, Evangelho e preces. Também estarão presentes as seções “Fato da vida”, que traz histórias reais e experiências de fé, e o “Gesto concreto”, que propõe a realização de atos de caridade.
Os textos fazem, de maneira simples, a relação das temáticas trazidas pelo Concílio Vaticano II, sobretudo as que estão presentes na Constituição Dogmática Dei Verbum, com os mistérios do Natal.
Próximas etapas
A Novena de Natal 2023 será submetida a uma nova fase de edição, no próximo dia 31. Em seguida, o documento será enviado para a diagramação. No início do segundo semestre, o secretariado da CNBB Nordeste 2 abrirá o prazo para que as dioceses possam fazer os pedidos do livreto. A expectativa é de que os exemplares sejam entregues no mês de outubro.
Com o tema “Deus caminha conosco”, mote inspirado no Sínodo dos Bispos 2021-2024, a Novena de Natal de 2022 teve uma tiragem de 167 mil exemplares. Número 7% maior do que o que foi produzido no ano anterior.