Pastoral da Aids elege novo Secretário Executivo Nacional e nomeia novo Assessor Eclesiástico Nacional

A Pastoral da AIDS, vinculada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), elegeu no dia 8 de fevereiro, em assembleia online, o novo Secretário Executivo Nacional para o triênio 2023-2025.

O escolhido foi Ronildo Alves de Oliveira da diocese de Crato (CE). Ronildo que atuou por 9 anos na coordenação da Pastoral da AIDS no Regional Nordeste 1 da CNBB substitui Evandro Ferrete, do Espírito Santo (ES),  que estava à frente do secretariado nacional desde 2019.

Como é prerrogativa estabelecida em assembleia que a Secretaria Nacional da Pastoral da Aids esteja onde residir o secretário. A secretaria nacional passa da cidade de Serra, arquidiocese de Vitória (ES), para a cidade de Juazeiro do Norte, diocese de Crato (CE), regional Nordeste 1 da CNBB.

O secretário executivo tem a missão de articular e congregar os agentes, de forma especial os coordenadores regionais, animando e motivando, para que dentro de cada realidade local, fosse formado uma grande rede nacional.

Padre Vileci Vidal. Foto: arquivo pessoal

Com isso, o bispo da diocese de Nova Friburgo (RJ) e referencial da pastoral, dom Luiz Antonio Lopes Ricci, nomeou o padre Vileci Vidal, padre diocesano de Crato, para a missão de assessor eclesiástico nacional para o  triênio.

A Pastoral da AIDS é um serviço da Igreja Católica do Brasil, organizado desde 2002, para ajudar nos desafios que a epidemia da AIDS apresenta para a sociedade, governo e Igreja. Ciente de que a epidemia exige uma ação global para seu efetivo enfrentamento, a Pastoral da AIDS, animada pela fé em Jesus Cristo, como Igreja, pretende contribuir com o conjunto dos que lutam no enfrentamento da AIDS para diminuir o número de infecções e garantir vida digna para todas as pessoas que vivem e convivem com HIV/AIDS.

Assembleia em 2022

Em 14 de outubro de 2022, na cidade de Vitória (ES), em assembleia os associados da Pastoral da AIDS elegeram a nova Coordenação Nacional da Pastoral para o triênio 2023-2025. Atualmente, a pastoral está organizada em 18 regionais da CNBB.

Como Igreja viva e missionária, a pastoral contribui para com as ações de prevenção as IST/AIDS, acolhida e solidariedade às pessoas vivendo e convivendo com HIV/AIDS, incidência política, formações e demais articulações dentro e fora do âmbito da Igreja, visando avançar na construção de uma sociedade mais fraterna e solidária, livre do estigma, preconceito e da discriminação.

Coordenação Nacional da Pastoral da Aids

Bispo referencial e presidente:
Dom Luiz Antônio Lopes Ricci – e-mail: [email protected]

Assessor Eclesiástico Nacional:
Padre Vileci Vidal – e-mail: [email protected]

Secretário-executivo:
Ronildo Alves de Oliveira – e-mail: [email protected]

Assessoria de Comunicação:
Fabíola Sian – e-mail: [email protected]

Secretaria Nacional
Rua São Francisco 1485, São Miguel, Juazeiro do Norte CE
Tel: (88) 2178-7030
E-mail: [email protected]

CNBB Com informações da Pastoral da Aids

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo