Cerca de 400 agentes da Pastoral do Dízimo e da Pastoral da Comunicação dos oito vicariatos da Arquidiocese de Olinda e Recife estiveram na manhã deste sábado (09/03) no auditório da matriz da Soledade para o lançamento da Campanha do Dízimo 2019, que traz o tema “A grande alegria é partilhar”. Orientados pelo padre José Ronácio, presidente da Comissão Arquidiocesana, os agentes ouviram as novas diretrizes e receberam os primeiros materiais para a campanha deste ano, que será coordenada pelo especialista em Marketing e Publicidade, o jornalista Gustavo Delfino, da agência Cais.
“A ideia é unificar o material publicitário em toda a Arquidiocese, para que a campanha ganhe força nas paróquias e comunidades e, assim, a mensagem sobre a importância de ser dizimista seja passada de forma igual e correta para todos”, disse Delfino. O jornalista explicou o significado da logomarca e os objetivos da campanha, apresentando e distribuindo parte do material a ser utilizado, como camisas, cartazes, panfletos e banners. O material distribuído entre as paróquias foi custeado pela Arquidiocese, para o início imediato da campanha. Outros elementos da campanha são bótons, vídeos para mídias digitais e redes sociais, além de spots para rádio, que serão distribuídos obedecendo a um calendário da agência. “Trabalharemos as particularidades de cada paróquia, mas seguindo o mesmo padrão visual e de informação”, disse o jornalista aos agentes que compareceram ao lançamento. O auditório estava lotado e a campanha foi bastante aplaudida.
O padre Damião Silva falou sobre a experiência de amor à Igreja que é a devolução do dízimo. “Gostaria que todos percebessem que o Dízimo é uma questão de fé e que não devemos ‘convencer’ as pessoas a devolvê-lo, mas ‘evangelizar’ as pessoas para isso”, disse o padre. Acompanhado pelo ministério de música do Grupo Amigos da Canção Nova, do Recife, o padre cantou e rezou com os agentes de pastorais e os párocos que estavam presentes ao evento.
Durante os 12 meses de duração da campanha, haverá encontros de formação para os agentes da Pastoral do Dízimo, onde serão estudadas e acompanhadas as três fases definidas pela agência: Conhecer, Entender, e Alegrar-se. Com a orientação das pastorais para cada fase, será possível responder a perguntas frequentes dos fiéis, como “O dízimo não é a oferta que damos na missa?” ou “Quanto devo pagar de dízimo?”. O padre Ronácio explica que “o envolvimento da Pascom nas paróquias é muito importante para o fortalecimento da campanha, para que o plano de mídia seja cumprido e os vídeos sejam lançados nas datas determinadas pela agência de publicidade”.
Pároco de Nossa Senhora de Fátima, em Vitória, o padre Rosivaldo Pontes estava muito feliz com a força que a campanha vai dar à importância de ser dizimista. “A bíblia diz que os cristãos tinham tudo e dividiam com alegria, por isso devemos aprender que as bênçãos vêm de Deus, mas entre nós temos que partilhá-las. Assim a Igreja fica mais forte para acolher os irmãos e ajudar a comunidade”, comentou o padre.
A estudante Mayara Eduarda, que é agente de Pascom da Área Pastoral Santa Rita de Cássia, em Timbi, gostou muito de receber o material para divulgação da Pastoral do Dízimo. Para ela, a devolução do dízimo ainda não é uma cultura do jovem, porque muitos dependem financeiramente de seus pais, “mas conhecer sua importância é fundamental para começar a participar e contribuir para o crescimento da Igreja”, disse.
Com sorriso no rosto, a agente Elisângela Beltrão, da Paróquia Santo Antônio dos Guararapes, Vicariato Boa Viagem, contou que almejava trabalhar exatamente assim, numa campanha unificada, para fortalecer a Pastoral: “Fiquei muito feliz com o lançamento da Campanha porque é preciso explicar melhor o que é o Dízimo para evangelizar e fidelizar as pessoas”, disse a dizimista.
As paróquias começaram a utilizar o novo material de campanha já no sábado à tarde. Cada uma recebeu material suficiente para matriz e capelas, exceto as camisetas – foram distribuídas apenas dez e as demais devem ser encomendadas segundo a necessidade das paróquias e comunidades. A agência Cais vai disponibilizar para os agentes a arte da logomarca da campanha para que seja aplicada no material de papelaria das paróquias ou onde mais for preciso. Em todos os casos, no entanto, a aplicação da logomarca deverá ser submetida à avaliação da agência, para autorização do uso, mantendo a unidade da campanha.
Entenda a logomarca da Campanha do Dízimo 2019
O coração em fatias representa a partilha de amor que é o Dízimo. As quatro mãos representam os quatro evangelhos. No centro da logo está a cruz do cristianismo. O círculo com os raios representa a hóstia consagrada, Jesus na Eucaristia.
Pascom AOR