Paróquia da Conceição em Moreno inicia centenário com dedicação do altar

A matriz de Nossa Senhora da Conceição, no município de Moreno, viveu nesta quarta-feira (28/11) a alegria do início das comemorações pelo centenário da Paróquia. A data precede o novenário de Nossa Senhora da Conceição, que acontece de 29 de novembro a 7 de dezembro, em preparação para a festa do dia 8 de dezembro. O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, presidiu a celebração de abertura do centenário, com a dedicação do altar e do templo. Os ritos foram acompanhados atentamente pelos paroquianos que lotaram a matriz.

Cumprindo o rito de dedicação, o arcebispo aspergiu água benta para purificação do templo e dos fiéis; depositou e lacrou uma relíquia de Santa Paulina dentro do altar de pedra para recordar a entrega dos santos como resposta ao amor divino. Dom Fernando derramou óleo sobre o altar e espalhou com as próprias mãos, ungindo o altar que será usado para o sacrifício eucarístico com o agradável odor de Cristo. O mesmo óleo foi usado pelo pároco, padre Neto Feitosa, e pelo pároco de São Sebastião, padre Carlos André, para ungir as paredes do templo. Um incenso foi queimado sobre o altar, para que a fumaça, como uma oração, subisse ao céu. Fiéis da comunidade cobriram o altar com toalha nova, acenderam velas e, com a igreja iluminada pela luz de Cristo, depositaram sobre o altar os objetos litúrgicos para o rito do Ofertório e da Eucaristia.

“Assim como cuidamos, com tanto carinho, da pintura do templo material, de sua purificação, de sua arrumação para este dia de hoje, também nós devemos cuidar do templo espiritual que somos – graça alcançada pelo Batismo”, disse Dom Fernando. E completou: “Que os templos vivos sejam tratados dignamente. Há irmãos em situação de miséria e dor, que não condiz com o Reino. Somos todos convidados a sermos comunicadores, denunciando os erros e promovendo o amor e a misericórdia, nos esforçando para viver na presença de Deus. Que essa festa nos ensine a sermos missionários e missionárias, numa conversão permanente, à medida que a cada dia acolhemos a Palavra”.

Para o padre Neto Feitosa, a presença do arcebispo na matriz da Conceição, em Moreno, é uma bênção para todos. “O carinho e a atenção de dom Fernando nos alegram de tal forma que fazem cair por terra todo cansaço e preocupação pela organização destes dias, nos enchendo da certeza de que vale a pena trabalhar pelas coisas de Deus”, disse o pároco. “Eu me sinto tão feliz que só meu coração, e não as palavras, pode expressar”, concluiu.

A emoção também tomou conta do empresário Anderson Ximenes, que com a mulher Mayara e os dois filhos, participou da celebração. A família foi guardiã da bandeira e da imagem de Nossa Senhora da Conceição por um ano inteiro. “É um privilégio fazer parte dessa festa no ano do centenário da Paróquia, oferecendo à mãe da Conceição uma parcela pequena de colaboração, mas com muito amor, como ela merece”, disse Anderson.

Durante o novenário na matriz, haverá reza do Ofício da Imaculada da Conceição às 7h, adoração ao Santíssimo Sacramento e Terço da Misericórdia às 15h, procissão às 18h e missa às 18h30. No dia 8, dia de Nossa Senhora da Conceição, haverá missas solenes às 10h e às 16h na matriz.

Pascom AOR

 

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo