Na manhã desta sexta-feira (21), o Papa Francisco recebeu os membros da “Papal Foundation”, a organização de caridade norte-americana dedicada exclusivamente a atender os pedidos do Santo Padre para as necessidades da Igreja.
Francisco iniciou sua saudação afirmando que a responsabilidade atribuída a Pedro pelo Senhor na Última Ceia “na presença dos outros, para confirmar os irmãos e agir como um sinal visível de unidade para a Igreja” se trata de uma “atribuição pública de responsabilidade, transmitida a seus sucessores” que “é compartilhada em graus variados por todas as entidades que direta ou indiretamente ajudam o Papa no cumprimento de sua missão. Sendo qualificada como ‘papal’, a fundação – Papal Foundation – queridos irmãos e irmãs, esta Fundação certamente pode ser contada entre elas.”
Francisco, dando continuidade ao seu discurso, destacou dois aspectos da colaboração desta fundação com a missão do Papa:
“O primeiro é a promoção da unidade. Infelizmente, vemos em nossos dias como a unidade da Igreja é ferida pela divisão. E o diabo é especialista nisto… lutar contra a unidade, ele é um especialista. Isto é frequentemente causado pela influência de ideologias e movimentos que, embora às vezes tenham boas intenções, acabam fomentando partidos e críticas, onde todos desenvolvem um certo complexo de superioridade quando se trata de compreender a prática da fé. Isto é ainda agravado pela aplicação da terminologia mundana, especialmente da terminologia política, quando se fala da Igreja e da própria fé. São Paulo advertiu a Igreja nascente contra estas ferramentas divisórias, que falam superficialmente ou rejeitam totalmente a natureza da Igreja como unidade na diversidade, como unidade sem uniformidade.”
“O segundo aspecto, lembrado pela atribuição de responsabilidade a Pedro e seus sucessores para a unidade da Igreja, é a transparência. Unidade e transparência. Como vocês sabem, nos últimos anos, a Santa Sé tomou medidas notáveis para assegurar que os serviços prestados à Igreja universal e à sociedade em geral por seus diversos Dicastérios, Instituições e Escritórios sejam realizados com transparência adequada. Isto é particularmente importante no serviço da caridade, que depende da boa vontade e da generosidade de tantas pessoas no mundo inteiro. Embora não comparável aos imensos danos resultantes da falha em proteger os mais vulneráveis de várias formas de abuso, os escândalos financeiros causados pela falta de vigilância e transparência prejudicam o bom nome da Igreja e podem colocar em questão a credibilidade da própria fé.”
O Papa concluiu seu discurso agradecendo aos membros da Papal Foundation:
“Caros amigos, mais uma vez expresso minha gratidão por todos os vossos esforços e rezo para que possais ser renovados em vosso zelo para ajudar a obra caritativa do Bispo de Roma, que preside na caridade toda a Igreja. Obrigado, obrigado de verdade! Eu sei que vocês fazem esse trabalho com alegria, com felicidade! Nunca percam o “sense of humor” (senso de humor), nunca. Sigam avante com isso, que é muito importante. Eu vos confio, com vossas famílias e todos aqueles associados à vossa missão, à intercessão de Maria, Mãe da Igreja, e vos abençoo cordialmente. Peço a vocês, por favor, de não se esquecer de rezar por mim. Obrigado!”
Fonte: Padre Pedro André, SDB - Vatican News Foto: Vatican Media