Papa nomeia novo bispo para a Diocese de Palmares (PE): dom Fernando Barbosa

A Diocese de Palmares (PE) tem novo bispo, trata-se de dom Fernando Barbosa dos Santos, C.M, que foi nomeado pelo Papa Francisco, nesta quarta-feira (9). O religioso tem 57 anos de idade, é natural de Sertânia, no sertão pernambucano, e há 7 anos é bispo da Prelazia de Tefé, no Amazonas.

Dom Fernando será o quarto bispo da história da Diocese de Palmares e assumirá o lugar de dom Henrique Soares da Costa, que morreu no dia 18 de julho do ano passado, aos 57 anos, vítima da Covid-19. Desde então, a Igreja local é pastoreada pelo administrador diocesano, padre Norberto Penzkofer, e tem como bispo emérito dom Genival Saraiva de França.

O território diocesano de Palmares foi criado em 1962 e engloba 18 municípios da mata sul de Pernambuco, entre eles Catende, Ribeirão, Tamandaré e a sede, Palmares. A área eclesiástica tem uma população estimada de quase 500 mil habitantes e o padroeiro é o Sagrado Coração de Jesus.

Trajetória

Dom Fernando Barbosa é sacerdote há 26 anos da Congregação da Missão, também chamado de lazaristas ou padres vicentinos. Ele concluiu a faculdade de teologia no Instituto Regional de Pastoral, em Belém (PA), onde também ocupou o cargo de diretor do seminário de Teologia São Vicente de Paulo.

Durante o sacerdócio, o então padre Fernando foi vigário paroquial, na Diocese de Quixadá (CE) entre 1996 e 1998, e nos dois anos seguintes, administrador paroquial, na Arquidiocese de Fortaleza.

Por dois mandatos, entre os anos de 2003 e 2009, o religioso foi Superior Provincial da Província Lazarista de Fortaleza. E, em seguida, de 2009 até 2014, ocupou a função de ecônomo da mesma província, deixando o cargo após ser nomeado pelo Papa Francisco bispo da Prelazia de Tefé (AM).

O presbítero foi ordenado bispo no dia 28 de agosto de 2014, na Catedral Metropolitana de Fortaleza, pelas mãos do arcebispo da igreja cearense, dom José Antonio Aparecido Tosi Marques. Dom Fernando tem como lema episcopal Servus Christi Missioni (Servo de Cristo na Missão).

Menos de um mês depois ser sagrado epíscopo, no dia 20 de setembro, dom Fernando tomou posse na Prelazia de Tefé (AM).

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo