A Diocese de Palmeira dos Índios (AL), em sintonia com a Igreja no Brasil, está realizando durante este mês de setembro uma série de encontros virtuais sobre o livro do Deuteronômio. As formações semanais transmitidas pelo Instagram (@diocesedepalmeira) começaram no dia 9 e seguem até o dia 29, marcando o Mês da Bíblia para os fiéis da igreja alagoana.
Após a apresentação geral do Deuteronômio, feita pelo padre Marcos André, na abertura da série de lives, nesta quarta-feira (16) será a vez de aprofundar o estudo do livro bíblico tendo como ponto de partida a liturgia. A formação será conduzida pelo padre Francisco Teixeira, a partir das 19h30.
No dia 23, o tema “Deuteronômio e Direito” será apresentado, também a partir das 19h30, pelo padre Thiago Henrique. A formação “A moral e a ética no Deuteronômio” encerra a série de lives no dia 29. A formação será conduzida, às 19h, pelo bispo de Garanhuns (PE) e presidente da CNBB Nordeste 2, dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa.
Mês da Bíblia
Este ano, 2020, a Igreja no Brasil comemora o Mês da Bíblia, em sintonia com a Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, fundamentando-se no livro do Deuteronômio, com o lema “Abre tua mão para o teu irmão” (Dt 15,11). É um livro rico em reflexões morais e éticas, com leis para regular as relações com Deus e com o próximo. Destaca-se no Deuteronômio a preocupação de promover a justiça, a solidariedade com os pobres, o órfão, a viúva e o estrangeiro. São leis humanitárias encontradas também no Código da Aliança (Ex 20-23).