O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, constituiu Vigário Geral da Arquidiocese o padre Luciano José Rodrigues Brito na manhã desta sexta-feira (16/02), na Igreja de São José dos Manguinhos, que fica ao lado da Cúria Metropolitana. O agora monsenhor Luciano Brito se une ao veterano monsenhor Lino Duarte na função de auxiliar o arcebispo em questões administrativas e pastorais da Arquidiocese.
Participaram da cerimônia de posse representantes do clero, religiosos e religiosas, seminaristas, fiéis e autoridades. O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, fez questão de comparecer para cumprimentar o padre Luciano, ao lado da esposa Ana e da ex-primeira dama do Estado, Renata Campos. “Eu acredito que padre Luciano vai exercer muito bem a nova função, porque é uma pessoa que tem toda condição para ajudar o arcebispo a continuar esse trabalho tão importante em favor da paz, em favor das pessoas e de um mundo melhor, com Deus no coração e com mais solidariedade”, comentou o governador.
Em suas palavras de acolhida, dom Fernando agradeceu a disponibilidade de padre Luciano em aceitar a função, explicando que seu nome foi aprovado por unanimidade no conselho episcopal. “É uma novidade termos um vigário geral tão jovem; eu mesmo fui vigário geral, ao lado de monsenhor Romeu da Fonte, na gestão de dom José Cardoso, mas já éramos maduros”, contou. “Padre Luciano é muito querido entre o clero, independente de idade”, disse o arcebispo.
Monsenhor Lino Duarte falou em nome do clero, dando as boas-vindas ao monsenhor Luciano e esclarecendo que é preciso ser firme e dizer ‘não’ quando necessário. “Você não foi convocado para concordar, mas para discutir e analisar, contribuindo para o bem da Igreja”, disse ao colega de função.
Em um discurso breve e bem-humorado, monsenhor Luciano agradeceu as palavras de acolhida e apoio e se disse feliz em poder ajudar a Igreja. “Estarei ao lado de dom Fernando com o coração de irmão, sempre pronto a colaborar”, disse. “A Palavra de Deus tem me encorajado sempre e hoje traz bálsamo ao meu coração que está nervoso, mas a Ele confio essa nova missão; que Ele me dê a graça do discernimento e da alegria no servir”, encerrou.
Devido à extensão territorial da Arquidiocese e seu número de habitantes, o Código de Direito Canônico (Cân. 409) prevê a nomeação de mais de um vigário geral para auxiliar o arcebispo. Até dezembro de 2017, a Arquidiocese de Olinda e Recife tinha três vigários gerais. Com a transferência de dom Antônio Tourinho para a diocese de Cruz das Almas e o afastamento, por motivo de saúde, de dom Severino de França, restou na função apenas o monsenhor Lino, o que motivou a nomeação do padre Luciano que, aos 45 anos, será o mais jovem vigário geral a servir na Arquidiocese.
Apesar da nova função, o novo vigário geral da Arquidiocese se mantém pároco na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, no bairro de Boa Viagem. Desliga-se, no entanto, da diretoria executiva da Rádio Olinda e da presidência da Comissão Arquidiocesana de Pastoral para a Comunicação. Um novo nome para as funções será anunciado pelo arcebispo em breve.
Pascom AOR