Organização anuncia hospedagem solidária para leigos e religiosos no 18º Congresso Eucarístico Nacional

A menos de 45 dias do 18º Congresso Eucarístico Nacional (CEN), o clima da grande festa entorno do “Pão da Vida” tomou conta da 57ª Assembleia Pastoral Regional. O encontro realizado pela CNBB NE2 acolheu parte da comissão executiva do CEN, no Convento Ipuarana, em Lagoa Seca (PB), nesta quarta-feira (28).

O grupo coordenado pelo monsenhor Albérico Bezerra, secretário geral do 18º CEN, se reuniu inicialmente com os coordenadores diocesanos de pastoral. De acordo com o sacerdote, esse foi um momento de avaliação para saber como estão os preparativos para o congresso, nas 21 dioceses so Regionals. O evento acontecerá de 11 a 15 de novembro, na Arquidiocese de Olinda e Recife (PE), nas 21 dioceses do Regional.

“Foi uma reunião muito boa, pois nós percebemos o quanto eles estão desempenhando bem o papel como animadores do Congresso Eucarístico Nacional. Pedimos a eles que agora preparem as caravanas e vejam como distribuir os fiéis de acordo com a programação do congresso”, afirmou monsenhor Albérico.

Em um segundo momento, desta vez no auditório com todos os participantes da 57ª Assembleia Pastoral Regional, a comissão executiva reforçou a importância de realizar a inscrição. Embora, a maior parte das atividades do 18º CEN sejam gratuitas, o cadastro de participantes vai ajudar os organizadores a melhor acolher cada um e cada uma.

“Religiosos e religiosas, leigos e leigas também poderão pedir hospedagem solidária e serem recebidos por uma família. Para isso, depois de inscrito é preciso acessar o site do 18º CEN e clicar no ícone do WhatsApp (que fica no canto direito inferior da página principal) para falar com a comissão. É importante que na mensagem sejam informados nome completo, telefone, paróquia e diocese de origem e se é religioso ou leigo”, afirmou a secretária da comissão executiva do congresso, irmã Paula Souza.

Os dados serão confirmados posteriormente e os participantes do 18º CEN serão contatados pela família responsável pela hospedagem solidária. As inscrições para essa público estarão abertas até a véspera do congresso.

Também estiveram presentes na 57ª Assembleia Pastoral Regional representando a comissão executiva do congresso, o monsenhor Luciano Brito, o padre Moisés Ferreira de Lima e o diácono Sérgio Douets.

Inscrições

Os interessados em participar do 18º CEN poderão realizar um cadastro gratuito que deverá ser feito pelo endereço eletrônico: cen2020.com.br/inscricoes. Ao acessar a página, o participante precisa antes escolher entre as abas “Público em Geral” ou “Bispos, Padres e Diáconos” e preencher o formulário com dados pessoais, tais como nome completo, e-mail e a qual diocese ou arquidiocese pertence.

No caso do clero, além de participar das atividades abertas do CEN, os inscritos poderão concelebrar nas missas de abertura e encerramento, desde que também apresentem o documento de identificação emitido pela CNBB ou diocese.

Confira aqui a Programação.

Simpósio Teológico

O CEN reúne milhares de pessoas para professar e dar testemunho público da fé no mistério eucarístico. O encontro também é uma oportunidade para aprofundar a Teologia da Eucaristia. Nessa perspectiva, dentro da programação do congresso está prevista a realização do Simpósio Teológico, de 12 a 14 de novembro, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. A programação contará com conferências e oficinas que serão desenvolvidas a partir do Texto-base.

O subsídio é uma das ferramentas de preparação para o CEN, que nesta edição tem como tema “Pão em todas as mesas” e lema “Repartiam o pão com alegria e não havia necessitados entre eles” (At 2,46). Para participar do Simpósio Teológico, os interessados devem preencher o formulário eletrônico específico neste link. Para essa atividade, é cobrada uma taxa de R$108, que pode ser paga com cartões de crédito e débito ou boleto bancário. Os inscritos terão direito a certificado.

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo