Todas as celebrações da Novena e Festa da Padroeira do Brasil deste ano não serão realizadas em seu formato tradicional. A programação foi alterada devido à pandemia do novo coronavírus e será realizada de forma virtual.
Para possibilitar a participação dos fiéis, a Rede Aparecida de Comunicação (TV, Rádio e portal A12) e as redes sociais do Santuário Nacional (Facebook e Youtube) irão transmitir ao vivo as festividades em louvor à Padroeira.
Além das celebrações, outros eventos também sofreram alterações. Procissões externas, vigílias, carreata e passeio ciclístico foram cancelados. Apresentações musicais e artísticas também não estão previstas.
A participação virtual dos devotos será motivada pela interação através das redes sociais, para que fotografias enviadas sejam reproduzidas na tela durante a transmissão.
O tema da Novena e Festa da Padroeira 2020, é: “Com Maria, em família, revestir-se da Palavra”. As reflexões promoverão a família e sua intimidade com a Palavra de Deus.
As diversas celebrações, que irão acontecer de forma restrita, contarão com pessoas que atuam em instituições diretamente ligadas à Arquidiocese de Aparecida e às obras sociais e de evangelização do Santuário Nacional, representando todos os devotos. Dessa forma, não será possível o livre acesso do público às basílicas durante as cerimônias.
Durante o período, toda a infraestrutura de acolhimento e serviços do Santuário estarão à disposição do visitante.
Programação
A Novena será realizada de 3 a 11 de outubro, às 15h e às 19h. Já no dia 12, as missas acontecem às 7h, 9h, 12h e 18h. Uma novidade deste ano é que as celebrações acontecerão nas duas basílicas.
O Santuário estará aberto à visitação das 5h às 17h, dos dias 3 a 11, e das 12h às 17h, no dia 12. Durante o período, na Tribuna Papa Bento XVI, serão realizadas as celebrações das bênçãos dos objetos de piedade e devoção.