Nazaré dá início a cronograma de formação para Pascom no dia 29

A Diocese de Nazaré (PE), por meio da Pastoral da Comunicação (Pascom), promoverá no próximo dia 29, no centro pastoral, em Carpina (PE), o primeiro de uma série de dez encontros de formação para comunicadores previstos para este ano. A iniciativa atende à sugestão da Comissão Regional Pastoral para a Comunicação Social da CNBB NE2, que estabeleceu o “eixo formação” como prioridade para 2020.

De acordo com o encarregado de comunicação da diocese, Dênes de Souza, neste encontro que abrirá o cronograma de capacitação dos comunicadores serão distribuídos questionários aos coordenadores paroquiais. O objetivo é mapear os trabalhos realizados e quais ferramentas são utilizadas pelas comunidades na evangelização.

Outro momento com os coordenadores deve acontecer no segundo semestre. Até lá, haverá também encontros descentralizados por região pastoral e a preparação de uma nova edição da Jornada Diocesana de Comunicação (Jordicom), marcada para agosto.

As ações foram definidas durante a reunião do núcleo da Pascom Nazaré realizada no sábado (15), no centro pastoral. O evento contou com as presenças do coordenador da pastoral, padre Samuel Santos, e do bispo diocesano, dom Francisco Lucena.

Formação para o clero

Complementando o planejamento da Pascom para 2020, serão articuladas ainda palestras com profissionais de comunicação voltadas para o clero e para funcionários paroquiais de Nazaré. Os seminaristas também receberão a formação durante as visitas que a pastoral pretender fazer as duas casas de formação diocesanas.

O objetivo maior, segundo a Pascom Nazaré, é fortalecer o trabalho da pastoral oferecendo orientações teóricas e práticas para uma eficaz execução dos trabalhos nas respectivas comunidades paroquiais. Para isso, há o firme propósito de aprofundar conhecimentos e ampliar as relações entre comunicação, Igreja e sociedade.

Comunicação no Regional NE2

Na primeira Assembleia de Comunicação da CNBB NE2, realizada em outubro do ano passado, na cidade de Natal, ficou definido que as dioceses e arquidioceses centrem seus trabalhos em quatro eixos de ação: formação, espiritualidade, articulação e produção. Cada uma das temáticas deve ser trabalhada anualmente durante o quadriênio (2020-2023).

Dentre as ações propostas para este ano, constam estudos e formações sobre documentos da Igreja que versam sobre comunicação, promoção de encontros de espiritualidade para agentes da Pascom, media training para o clero e secretários paroquiais, e aulas de comunicação nos seminários.

Com informações e foto da Pascom Nazaré

 

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo