A Arquidiocese de Natal celebra neste domingo (21) a Festa de Nossa Senhora da Apresentação. Para reverenciar a padroeira, a igreja da capital potiguar preparou uma programação especial com procissões, carreatas, missas, exposição e o lançamento de um documentário sobre a primeira igreja erguida no Rio Grande do Norte.
Ponto alto da festa, que, este ano, reflete o tema “Maria, esposa de José, fiel na escuta da Palavra e auxílio dos cristãos”, o Dia de Nossa Senhora da Apresentação começará às 4h com uma procissão fluvial. Os barcos sairão do Iate Clube e percorrerão o rio Potengi até a Pedra do Rosário, onde a imagem seguirá em carreata pelas principais vias de Natal.
O cortejo motorizado terminará, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação (antiga Catedral), às 7h. No local, haverá missa solene presidida pelo arcebispo emérito de Natal, dom Matias Patrício de Macêdo.
Antes, porém, a primeira missa do dia terá início às 6h, na atual catedral metropolitana e será presidida pelo arcebispo, dom Jaime Vieira da Rocha com transmissão ao vivo pela Inter TV RN, afiliada da Rede Globo, e pelo portal G1RN. Às 10h, o pastor presidirá outra celebração eucarística no mesmo templo.
Documentário e exposição
As homenagens à Nossa Senhora da Apresentação serão retomadas às 15h, com missa, seguida de procissão motorizada saindo da catedral metropolitana. Enquanto o cortejo percorre a capital, às 16h começará a Live da Apresentação e, em seguida, às 17h, o lançamento do documentário “A matriz de Natal”.
O filme conta a história dos 420 anos da Paróquia Nossa Senhora da Apresentação a partir de relatos e do resgate histórico sobre a construção do templo. O documentário também destaca a importância da igreja para o desenvolvimento do município de Natal.
Produzido pela Orne Estúdio Criativo, “A matriz de Natal” teve sua pré-estreia na quarta-feira (17), em sessão exclusiva para o clero e jornalistas convidados. O filme será divulgado para todo o público já no sábado (20), nas redes sociais da Arquidiocese de Natal.
Como parte da programação da festa de Nossa Senhora da Apresentação, o foyer esquerdo da igreja matriz (antiga Catedral) está com uma exposição alusiva ao documentário. Até este domingo, os fiéis poderão conhecer os bastidores da produção e a pedra fundamental original da construção do templo. A visitação é gratuita e pode ser feita das 15h às 18h.
Com a chegada da procissão motorizada, às 18h, na catedral metropolitana, dom Jaime Vieira celebra a missa de encerramento da festa, concluindo os dez dias de homenagens à Nossa Senhora da Apresentação.
Foto de capa: Canindé Soares/G1RN/Reprodução