“Não existe formação sem testemunho”, diz dom Francisco de Sales na abertura do encontro da Osib

Dom Francisco de Sales, bispo de Cajazeiras (PB) e presidente da CNBB Nordeste 2, conduziu, na noite desta segunda-feira (15), a missa de abertura do encontro da Organização dos Seminários e Institutos de Filosofia e Teologia do Brasil (Osib). A celebração realizada na Capela Jesus Bom Pastor, na sede do Regional, no Recife (PE), foi concelebrada por dom Antônio Carlos Cruz Santos, bispo de Caicó (RN) e referencial para a Osib.

Aos reitores e vice-reitores de seminários, que participam do evento, dom Francisco de Sales destacou o testemunho, em especial, dos mártires que ao longo da história revelaram à Igreja e ao mundo a face de Cristo. O religioso pediu aos responsáveis pela orientação de futuros sacerdotes que busquem, no exemplo de homens e mulheres simples, a capacidade de se manterem firmes na fé mesmo diante das hostilidades.

“Não existe formação sem testemunho, por isso, peçamos humildemente ao Senhor essa graça que é a presença amorosa do Espírito Santo para que ele dê testemunho de Jesus diante daqueles que estão sob nossos cuidados”, afirmou dom Francisco de Sales.

Encontro da Osib reúnem gestores de seminários e membros do Serviço de Animação Vocacional das 21 dioceses da CNBB NE 2

Acolhida

Após a Celebração Eucarística, os participantes do encontro da Osib foram acolhidos por dom Antônio Carlos Cruz Santos. Sublinhando o tema do evento deste ano “Ano Vocacional e direcionamentos para o acompanhamento vocacional dos candidatos ao seminário em nossas dioceses: como se dá o processo hoje e quais itinerários seguir?”, o bispo reforçou a importância de olhar para o ministério de formador como uma missão.

“Missão não se escolhe, missão é dada. É preciso entender nosso ministério como uma paternidade espiritual e uma missão bonita de autoridade que não substitui a figura do pai na família, mas nos convida ouvir mais. O Espírito convida a gente a olhar esse ministério com paixão, assim o coração se aquece”, declarou dom Antônio Carlos.

Em consonância com o Ano Vocacional no Brasil, o encontro da Osib Regional Nordeste 2 pela primeira vez reúne, além de reitores e vice-reitores de seminários, os membros do Serviço de Animação Vocacional (SAV) que lidam diretamente com a vocação sacerdotal. De acordo com o coordenador do organismo, padre Leandro Marques, o objetivo é contribuir com o fortalecimento do SAV nas dioceses de Alagoas, da Paraíba, de Pernambuco e do Rio Grande do Norte.

“Todas as nossas dioceses têm algum trabalho nesse sentido, mas é importante um direcionamento comum baseado nos documentos da Igreja em nosso Regional. Percebemos essa urgência no acompanhamento dos vocacionados ao seminário e ao longo do processo de formação”, explicou o sacerdote.

A primeira parte do encontro da Osib foi finalizada com a Oração das Completas. O grupo retoma os trabalhos nesta terça-feira (16) com a Oração das Laudes. Ao longo do dia, o padre Jerônimo Batista de Araújo, do clero da Diocese de Caicó (RN), irá proferir duas palestras sobre o acompanhamento vocacional dos candidatos ao seminário. Também haverá momentos de partilha das experiências diocesanas e missa.

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo