Dom Francisco de Sales, bispo de Cajazeiras (PB) e presidente da CNBB Nordeste 2, conduziu, na noite desta segunda-feira (15), a missa de abertura do encontro da Organização dos Seminários e Institutos de Filosofia e Teologia do Brasil (Osib). A celebração realizada na Capela Jesus Bom Pastor, na sede do Regional, no Recife (PE), foi concelebrada por dom Antônio Carlos Cruz Santos, bispo de Caicó (RN) e referencial para a Osib.
Aos reitores e vice-reitores de seminários, que participam do evento, dom Francisco de Sales destacou o testemunho, em especial, dos mártires que ao longo da história revelaram à Igreja e ao mundo a face de Cristo. O religioso pediu aos responsáveis pela orientação de futuros sacerdotes que busquem, no exemplo de homens e mulheres simples, a capacidade de se manterem firmes na fé mesmo diante das hostilidades.
“Não existe formação sem testemunho, por isso, peçamos humildemente ao Senhor essa graça que é a presença amorosa do Espírito Santo para que ele dê testemunho de Jesus diante daqueles que estão sob nossos cuidados”, afirmou dom Francisco de Sales.
Acolhida
Após a Celebração Eucarística, os participantes do encontro da Osib foram acolhidos por dom Antônio Carlos Cruz Santos. Sublinhando o tema do evento deste ano “Ano Vocacional e direcionamentos para o acompanhamento vocacional dos candidatos ao seminário em nossas dioceses: como se dá o processo hoje e quais itinerários seguir?”, o bispo reforçou a importância de olhar para o ministério de formador como uma missão.
“Missão não se escolhe, missão é dada. É preciso entender nosso ministério como uma paternidade espiritual e uma missão bonita de autoridade que não substitui a figura do pai na família, mas nos convida ouvir mais. O Espírito convida a gente a olhar esse ministério com paixão, assim o coração se aquece”, declarou dom Antônio Carlos.
Em consonância com o Ano Vocacional no Brasil, o encontro da Osib Regional Nordeste 2 pela primeira vez reúne, além de reitores e vice-reitores de seminários, os membros do Serviço de Animação Vocacional (SAV) que lidam diretamente com a vocação sacerdotal. De acordo com o coordenador do organismo, padre Leandro Marques, o objetivo é contribuir com o fortalecimento do SAV nas dioceses de Alagoas, da Paraíba, de Pernambuco e do Rio Grande do Norte.
“Todas as nossas dioceses têm algum trabalho nesse sentido, mas é importante um direcionamento comum baseado nos documentos da Igreja em nosso Regional. Percebemos essa urgência no acompanhamento dos vocacionados ao seminário e ao longo do processo de formação”, explicou o sacerdote.
A primeira parte do encontro da Osib foi finalizada com a Oração das Completas. O grupo retoma os trabalhos nesta terça-feira (16) com a Oração das Laudes. Ao longo do dia, o padre Jerônimo Batista de Araújo, do clero da Diocese de Caicó (RN), irá proferir duas palestras sobre o acompanhamento vocacional dos candidatos ao seminário. Também haverá momentos de partilha das experiências diocesanas e missa.