Missas, formações e gestos concretos de combate à fome marcarão o lançamento da CF 2023 na CNBB NE2

A Quarta-feira de Cinzas abre Quaresma, tempo de preparação para a Páscoa, quando toda Igreja é chamada a viver com mais intensidade o jejum, a oração, a esmola e a caridade. No Brasil, há 61 anos esse momento também significa o início da Campanha da Fraternidade (CF), iniciativa que convida não só os fiéis católicos, mas toda sociedade, a refletir um tema específico e urgente.

No Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE2), berço da CF, as dioceses e arquidioceses prepararam eventos especiais para o lançamento da campanha. As programações vão desde a tradicional celebração da Santa Missa à promoção de ações emergenciais de combate à insegurança alimentar. Isso porque, neste ano, a iniciativa tem como tema “Fraternidade e Fome” e lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16).

Paraíba

A Arquidiocese da Paraíba abre a Campanha da Fraternidade com missa na Catedral de Nossa Senhora das Neves, nesta Quarta-feira de Cinzas, às 9h. Logo após a celebração, o arcebispo, dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, participa da entrega de almoço para famílias em situação de vulnerabilidade, em João Pessoa. O gesto concreto é organizado pela Ação Social Arquidiocesana (ASA).

No Agreste, a cidade de Queimadas foi a escolhida pela Diocese de Campina Grande para o lançamento da CF, na quinta-feira (23). A programação, na igreja matriz de Nossa Senhora da Guia, terá exposições e palestras acerca do tema da campanha.

O evento está marcado para às 14h30 e será aberto ao público. Como gesto concreto, o bispo diocesano, dom Dulcênio Fontes de Matos, pede que os interessados no evento levem 1kg de alimento não-perecível. Os donativos serão doados às famílias carentes da região.

“Convido os clérigos, religiosos e religiosas, e o povo de Deus a estarmos reunidos para debatermos e refletirmos uma temática tão atual. É missão de todos nós sermos sal e luz na vida de quem mais precisa”, disse dom Dulcênio em mensagem publicada nas redes sociais.

Na Diocese de Patos, no Sertão do estado, ao longo da Quaresma será realizada uma audiência pública sobre a fome e as alternativas para combatê-la. O evento foi anunciado na última sexta-feira (17) pelo bispo diocesano, dom Eraldo Bispo da Silva, em coletiva de imprensa sobre a CF.

Ação Social Arquidiocesana atua no combate à fome na PB | Foto: Divulgação

Pernambuco

A Casa do Pão, legado do 18º Congresso Eucarístico Nacional (CEN), será o palco do lançamento da CF 2023 na Arquidiocese de Olinda e Recife, nesta quarta-feira (22). No local, que funciona na área central da capital pernambucana e oferece atendimento jurídico, de assistência social e alimentação, acontecerá uma exposição sobre o tema da campanha, seguida de palestra sobre a missão das Pastorais Sociais.

“Por ter um tema voltado para a questão da fome escolhemos fazer o lançamento na Casa do Pão. Será uma oportunidade bonita para que todos possam conhecer esse trabalho que é fruto do 18º Congresso Eucarístico Nacional”, afirmou o arcebispo metropolitano, dom Fernando Saburido.

Alagoas

A Arquidiocese de Maceió programou para sábado (25) o lançamento da CF. Durante toda a manhã haverá ações ligadas à temática da fome na igreja matriz da Paróquia Santa Terezinha, na área central da capital. O arcebispo, dom Antônio Muniz Fernandes, espera que o momento fortaleça a “Campanha Bem-vindo Bebê”, que a Igreja local realiza desde outubro de 2022.

Alagoas é o estado brasileiro que proporcionalmente tem mais pessoas passando fome. São 2,6 milhões de cidadãos ou 36,7% da população em situação de insegurança alimentar grave, segundo a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (PENSAM).

Na Arquidiocese de Natal, CF vai fortalecer o trabalho da Bodega Solidária | Foto: Divulgação

Rio Grande do Norte

Na Arquidiocese de Natal, o lançamento da CF 2023 será realizado no domingo (26) com a celebração da Santa Missa, presidida pelo arcebispo dom Jaime Vieira da Rocha, na Catedral Metropolitana, às 11h. A solenidade também será o início de um trabalho de mobilização das paróquias da Igreja potiguar visando o fortalecimento das Bodegas Solidárias.

Além da capital, outras nove cidades do Rio Grande do Norte contam, desde 2020, com esses espaços que trabalham a promoção ao direito humano à alimentação adequada e saudável como alternativa de combate à fome. Ao todo são 12 Bodegas Solidárias no território da arquidiocese.

Foto de capa: Comunicação 18ª CEN

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo