O bispo da Diocese de Nazaré (PE), dom Francisco Lucena, presidiu nesta segunda (2) a missa de abertura do retiro anual do clero da Igreja local. Até sexta (6), padres e diáconos transitórios da diocese pernambucana vivenciarão momentos de formação e oração no Convento Santo Antônio, em Lagoa Seca (PB).
A temática trabalhada este ano é um convite ao clero de Nazaré para “desfazer-se da armadura enferrujada para sermos pastores conforme o coração do Bom Pastor”. O encontro está sendo pregado pelo bispo da Diocese de Caicó (RN) e vice-presidente da CNBB NE2, dom Antônio Carlos Cruz.
De acordo com dom Lucena, a objetivo é aproveitar o tempo oportuno da Quaresma para fazer uma pausa nas atividades pastorais e “retirar-se para o deserto”.
“Jesus costumava interromper suas atividades e convidava os seus discípulos a se retirarem com Ele para um lugar deserto, silencioso, onde pudessem descansar e rezar juntos. Os convidados hoje de Jesus somos nós. Esforcemo-nos para criar um ambiente propício, silencioso, para esse encontro de cinco dias com Jesus. Eis a ocasião para reavivar o chamado de Deus”, afirmou o bispo.
Ainda segundo o prelado, os dias de recolhimento também serão uma oportunidade para o crescimento espiritual do ser padre, a fim de se reencontrar o vigor para o impulso pessoal, pastoral e missionário. “Aproveitar este tempo propício, comprometendo-nos a verificar que tudo, tanto na vossa vida pessoal como ministerial, seja movido pela caridade e tenda para a caridade”.