A Campanha da Fraternidade (CF), que está completando 60 anos, foi homenageada pela Câmara Municipal do Recife (PE). Os vereadores e as vereadoras aprovaram Voto de Aplausos e Congratulações à iniciativa da Igreja do Brasil, em especial, à edição deste ano que convida a refletir o tema “Fraternidade e Amizade Social” iluminada pelo lema bíblico “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8).
“Ao longo de suas seis décadas de existência, a Campanha da Fraternidade tem sido uma voz ativa na promoção da justiça social, do diálogo ecumênico e do respeito mútuo entre diferentes crenças e culturas. A iniciativa tem contribuído significativamente para o fortalecimento da solidariedade e do engajamento comunitário em todo o país”, afirma a vereadora Cida Pedrosa, no requerimento apresentado à câmara.
A CF nasceu por iniciativa de dom Eugênio de Araújo Sales, em Nísia Floresta (RN), como expressão da caridade e da solidariedade em favor da dignidade da pessoa humana, dos filhos e filhas de Deus. Assumida pelas Igrejas Particulares no Brasil, a campanha, lançada sempre na Quarta-feira de Cinzas, tornou-se expressão de comunhão, conversão e partilha.
Na justificativa para a homenagem, a parlamentar destacou que a ação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) de manter a realização da CF “tem sido fundamental na promoção de valores humanitários e na conscientização sobre questões sociais cruciais no Brasil”. Segundo Cida Pedrosa, é a atual edição da campanha comprova a contribuição da Igreja para o debate na sociedade.
“A escolha do tema deste ano reflete a mensagem de solidariedade e compaixão contida na Encíclica ‘Fratelli Tutti‘ do Papa Francisco, enfatizando a importância da construção de uma sociedade mais fraterna e justa, onde todos são vistos como irmãos e irmãs. Este tema é particularmente pertinente no
contexto atual, marcado por desafios sociais, econômicos e ambientais significativos”, diz a vereadora.
Foto de capa: Ascom CNBB