Igreja celebra 114 anos de nascimento de dom Helder Camara

A Arquidiocese de Olinda e Recife e a Igreja em todo o Brasil celebram, nesta terça-feira (7), o aniversário de 114 anos do nascimento do Servo de Deus dom Helder Câmara. A data será marcada com a Santa Missa, às 19h, na Igreja das Fronteiras, no centro da capital pernambucana. Após à liturgia, haverá a apresentação do Bloco da Saudade.

Helder Pessoa Camara nasceu no dia 7 de fevereiro de 1909, em Fortaleza. Foi o décimo filho do jornalista João Eduardo Torres Câmara Filho e da professora Adelaide Pessoa Câmara.

Muito cedo, Helder manifestou vocação para o sacerdócio, então em 1923 ingressou no Seminário Diocesano de Fortaleza, também conhecido como Seminário da Prainha. Foi ordenado padre no dia 15 de agosto de 1931, pelas mãos de dom Manuel da Silva Gomes, então arcebispo de Fortaleza, aos 22 anos de idade, com autorização especial da Santa Sé, por não possuir a idade mínima exigida.

O padre Helder foi transferido em 1936 para a cidade do Rio de Janeiro, então capital do Brasil, onde, ao lado do cargo de Assistente Técnico, se dedicou às atividades apostólicas. 

Foi nomeado bispo auxiliar do Rio de Janeiro no dia 3 de março de 1952. Foi ordenado epíscopo, aos 43 anos de idade, no dia 20 de abril daquele ano, pelas mãos de dom Jaime de Barros Câmara, dom Rosalvo Costa Rego e dom Jorge Marcos de Oliveira.

Em 1950, dom Helder entrou em contato com o Monsenhor Giovanni Batista Montini, então subsecretário de estado do Vaticano e futuro papa Paulo VI, que o apoiou e conseguiu a aprovação, em 1952, para a criação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Até 1964, o religioso ocupou o cargo de secretário-geral da entidade.

No dia 12 de março de 1964, dom Helder foi designado para ser arcebispo de Olinda e Recife, múnus que exerceu até 2 de abril de 1985. Morreu aos 90 anos no Recife no dia 27 de agosto de 1999.

Foto: Instituto Dom Helder Camara

Rumo aos altares

Em maio de 2014, o atual arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, solicitou ao Vaticano a autorização para abertura do processo de beatificação e canonização de dom Helder. Em novembro do ano passado, a Santa Sé decretou a validação jurídica de todo o material enviado a Roma.

“Estarei na redação da Positio, documento que futuramente sr[a objeto de estudos das comissões de historiadores, teólogos, bispos e cardeais. E no fim desse processo, ele poderá ser declarado Venerável”, afirmou frei Jociel Gomes, vice-postulador da causa de canonização de dom Helder.

Ainda de acordo com o religioso, não há um prazo determinado para a conclusão desta fase. “Tudo dependerá das agendas no Vaticano, levando em conta a figura grandiosa de dom Helder e os muitos escritos de sua autoria”, explicou o frei.

Contribuições

O andamento do processo de beatificação e canonização não depende só de quem conduz os trâmites burocráticos. Os fiéis têm um papel de suma importância e podem ajudar recitando frequentemente a oração pedindo a intercessão de dom Helder. Além disso, no caso da graça alcançada é preciso informar à Arquidiocese de Olinda e Recife para que a comissão responsável investigue o possível milagre.

Os relatos podem ser enviados pelo e-mail [email protected] ou por carta para o endereço: Palácio dos Manguinhos – Av. Rui Barbosa, 409, Graças, CEP: 52.011-400 – Recife (PE).

Outra maneira de colaborar com a beatificação de dom Helder é ajudando nas despesas com documentação, viagens e outros custos que o processo exige. Para isso, a Arquidiocese de Olinda e Recife criou uma conta bancária específica (Banco do Brasil, Agência 3108-9, Conta Corrente 37570-5, em nome de AORCANON DOM HELDER).

Oração para pedir a Deus a beatificação e canonização de dom Helder Camara e alcançar graças por sua intercessão

“Ó Deus de amor e misericórdia, que destes à Igreja o Bispo Dom Helder Camara, nós vos agradecemos pelo dom de sua vida e vos bendizemos por suas virtudes. Exercendo o seu ministério em favor da justiça e da paz, e dedicando sua missão à causa dos pobres, imitou o Bom Pastor que deu a vida por suas ovelhas. Vós que prometestes glorificar aqueles que vos servirem, dignai-vos glorifica-lo com a honra dos altares e, por sua intercessão, dai-nos a graça que vos suplicamos (menciona-se a graça em silêncio). Fazei que, seguindo o seu exemplo, possamos testemunhar o vosso amor e a vossa misericórdia, junto aos nossos irmãos e às nossas irmãs. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!”

Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao pai.

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo