I Encontro Arquidiocesano de Liturgia capacitou mais de 200 participantes

Neste domingo, foi encerrado o I Encontro Arquidiocesano de Liturgia, realizado nos dias 28 e 29/07/18, promovido pela Comissão Arquidiocesana de Pastoral para a Liturgia (CAP Liturgia). A formação aconteceu no auditório da paróquia de Nossa Senhora da Soledade, no bairro da Soledade, região central do Recife e reuniu mais de 200 agentes de pastoral. No início da manhã, o arcebispo metropolitano dom Fernando Saburido fez a abertura do evento, saudando a todos e rezando junto com os participantes e equipe da comissão organizadora.

Segundo a irmã Zélia Lázaro, das Pias Discípulas e integrante da Comissão Arquidiocesana de Liturgia, a avaliação do I Encontro Arquidiocesano de Liturgia foi positiva, pois contou com a participação de 50% agentes de pastoral da Catequese e de 50% de agentes da Liturgia de todos os vicariatos da arquidiocese. O objetivo da formação foi aprofundar as reflexões sobre a prática litúrgica na Arquidiocese.

O encontro teve como público-alvo catequistas, agentes da Pastoral Litúrgica das paróquias e comunidades, padres, seminaristas, religiosos, e todos aqueles que trabalham e se interessam por liturgia e catequese. A formação ofereceu uma extensa e dinâmica programação, com palestras e vivências sobre a Liturgia na Iniciação Cristã. O tema escolhido também é reflexo da centralidade que a Iniciação Cristã vem obtendo nos temas debatidos pela Igreja no Brasil nos últimos anos, a exemplo do Documento 107 da CNBB, “Iniciação à vida Cristã”, lançado em 2017; e, em âmbito local, a Assembleia Arquidiocesana de Pastoral 2017, que teve como tema a Iniciação à vida Cristã.

Adotando como tema “Liturgia e Catequese na Iniciação à Vida Cristã”, dom Jerônimo Pereira Silva, OSB, monge beneditino do Mosteiro de São Bento de Olinda e Doutor em Liturgia pelo Pontifício Instituto Litúrgico de Roma (Santo Anselmo) foi o responsável pela assessoria do encontro. Dom Jerônimo ficou animado com a adesão e comprometimento dos participantes, verificando até a presença de inscritos vindos de Maceió. “Nossa intenção é despertar nos catequistas e agentes da Pastoral de Liturgia a necessidade para a formação e em um segundo momento, dar continuidade aos estudos”, declarou o monge que usou como referência os livros Catequese e Liturgia na iniciação Cristã e Casa da Iniciação Cristã.

 

Dentre as catequistas presentes ao I Encontro Arquidiocesano de Liturgia, estavam duas paroquianas da comunidade Santa Zita, da paróquia Nossa Senhora da Conceição, em UR-5, Ibura, Jaboatão: Maria José Ferreira e Cleonice, conhecida como “Nicinha”. Para ambas as catequistas, o que mais apreciaram na formação oferecida foi a linguagem acessível, de fácil entendimento, onde receberam orientações sobre a Liturgia renovada.

(Pascom Arquidiocese)

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo