Faleceu o compositor Reginaldo Veloso, que colaborou no canto litúrgico e pastoral da Igreja no Brasil

Faleceu, na noite de quinta-feira, 19 de maio, o compositor católico Reginaldo Veloso, aos 84 anos, após complicações provocadas por um câncer. Ele era natural da cidade de São José da Laje, em Alagoas.

Reginaldo fez parte do grupo de reflexão que contribui no Setor Música Litúrgica da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Era mestre em Teologia e História, escritor, compositor e especialista em liturgia.

Colaborou com a Igreja no Brasil oferecendo diversas músicas que animaram celebrações e atividades pastorais em todo o Brasil no pós-concilio.

Entre suas composições no Hinário Litúrgico da CNBB, destaca-se a conhecida melodia da versão popular do Precônio Pascal “Exulte de alegria dos anjos a multidão”, em parceria com o também já falecido frei Tito Figueiroa de Medeiros.

Em 2018, Reginaldo foi homenageado na cerimônia de entrega do Troféu Louvemos o Senhor, premiação da música católica promovida pela Associação do Senhor Jesus. Veloso está no rol de agraciados que também conta com padre Zezinho, irmã Míria Kolling, frei Fabretti e padre José Weber.

Reginaldo Veloso, na fileira de baixo, o segundo da direita para a esquerda| Foto: Setor Música Litúrgica CNBB

Para o assessor do Setor Música Litúrgica da CNBB, irmão Fernando Benedito Vieira, ficam a lembrança e o legado de Reginaldo Veloso “com suas canções, cantadas de Norte a Sul do Brasil, algumas delas também presentes nos hinários de outras denominações cristãs”.

“Seu legado musical e poético é, sem sombra de dúvida, um tesouro e inspiração do cantar da Igreja: um rico patrimônio no campo do Canto Pastoral e Ritual, solidário com todos os sofrimentos da humanidade. Seu canto, ao longo destes anos todos, foi descobrir como cantar e como fazer cantar: cantando a vida!”

Nota de Pesar

A Arquidiocese de Olinda e Recife emitiu nota de pesar em que destaca a contribuição de Reginaldo Veloso à música litúrgica:

Cai a tarde, vem a noite, a tristeza, o pranto, a dor; de manhã renasce o sol, novo dia, alegria!

Após um período de hospitalização, em que enfrentava a batalha contra o câncer, faleceu ontem, dia 19 de maio, José Reginaldo Veloso de Araújo. A Arquidiocese de Olinda e Recife vem expressar as mais sinceras condolências por sua morte à sua família e amigos.

Reginaldo Veloso foi presbítero na Arquidiocese de Olinda e Recife, onde exerceu seu ministério sacerdotal na Paróquia Santa Maria Mãe de Deus, no bairro da Macaxeira, e na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no Morro da Conceição. Muito contribuiu para o Setor de Música Litúrgica da CNBB com suas composições, muitas das quais cantadas nas celebrações litúrgicas em todo o Brasil.

Que seja concedido a Reginaldo Veloso cantar diante do Senhor Ressuscitado: Senhor, piedade, vem me socorrer! Minha dor e meu pranto mudaste em prazer; teu nome para sempre eu irei bendizer!

Recife, 20 de maio de 2022

Monsenhor Luciano José Rodrigues Brito
Vigário Geral

Fonte: CNBB com informações do G1 Pernambuco

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo