Cerca de 160 agentes da catequese participam até domingo (21) de mais uma edição da Escola Regional de Formação de Catequistas da CNBB Nordeste 2 – Irmã Igara Lemos Gibson (Ir. Visitatio). O encontro, que acontece no Convento Ipuarana, em Lagoa Seca (PB), reúne representantes de Alagoas, da Paraíba, de Pernambuco e do Rio Grande do Norte para estudar o III Módulo Iluminação: eixo bíblico-catequético.
Paralelamente ao curso regular, a CNBB Nordeste 2 também está oferecendo aulas de aprofundamento para alunos egressos formados pela escola. Essas turmas estão estudando as Constituições do Concílio Vaticano II, Sacrosanctum Concilium e Lumen Gentium.
Os catequistas foram acolhidos nesta quinta-feira (18) pelo bispo de Campina Grande (PB) e referencial para a catequese na CNBB Nordeste 2, dom Dulcênio Fontes de Matos. Na missa de abertura, o religioso expressou sua felicidade em ver o empenho das dioceses do regional em investir na formação daqueles e daquelas responsáveis por apresentar a doutrina de Jesus Cristo.
“No passado, e ainda hoje se diz que o Brasil é maior país católico, mas qual a profundidade do Cristianismo do nosso povo, sem catecismo? Sem a catequese corremos o risco de omitir aquele impulso de conquista missionária, que sempre distinguiu a nossa Igreja, no intuito de dilatar o Reino de Deus”, afirmou dom Dulcênio.
Ainda durante a homilia, o bispo destacou a importância dos catequistas darem testemunho do Cristo vivo e ressuscitado e sempre recorrerem ao Sagrado Magistério da Igreja. Dom Dulcênio também recordou o exemplo do próprio Jesus que para formar seus discípulos retirou-se com eles. “Da mesma forma, Jesus encontra-se nesta escola para formar os seus catequistas e a eles confiar-lhes a sua doutrina e a sua palavra salvadora”, disse.
Com informações e fotos da Pascom Campina Grande (PB)