Escola de Formação de Catequistas da CNBB NE2 apresenta nova identidade visual

A Escola de Formação de Catequistas Irmã Visitatio, da CNBB Nordeste 2, completará 10 anos de atuação em 2023. Para marcar a data, a Comissão Regional Pastoral para a Animação Bíblico Catequética lançou a identidade visual do projeto, que já formou mais de mil catequistas das províncias eclesiásticas de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

A logomarca é composta por nove elementos gráficos. Cada uma deles representa uma dimensão da Escola de Formação de Catequistas Irmã Visitatio.

Descrição da Logomarca:

A Cruz – Pela cruz de Cristo que o Reino de Deus será definitivamente estabelecido: “Regnavit a ligno Deus- Deus reinou do alto do madeiro (CIC-550). A imagem a cruz está centralizada, onde quem vê a Cruz vê o Cristo que é o messias. A cruz, foi desenhada dura, sólida, com linha retas e grosas, expressando que Cristo se doou por inteiro, sacrificou sua vida, não houve ponderação. A cor marrom remete a madeira – o madeiro da Santa cruz – árvore que nós trouxe o novo Adão, com contorno amarelo que faz o olhar buscar a imagem e fixar-se nela, é o a materialização do absurdo Cristão, não poderíamos de deixar de buscar elementos para ressaltar tamanho absurdo de amor. A cruz está vazia, remetendo à ressurreição. Pregamos um Cristo, vivo.

Espírito Santo – O Espírito Santo nos “renova pela transformação espiritual de nossa mente”, ele nos ilumina e fortifica para vivermos como “luz no Senhor” (Ef 5,8), em “toda espécie de bondade e de justiça e de verdade (Ef 5,9) (CIC 1695). Na imagem o Espírito Santo representado pelo contorno de uma pomba está à frente da Cruz. Desde o início até a consumação do tempo, quando Deus envia seu Filho, envia sempre seu Espírito: a missão dos dois é conjunta e inseparável. (CIC 743)

Luz – “Sendo Cristo a Luz dos Povos, este sacrossanto Sínodo, congregado no Espírito Santo, deseja ardentemente anunciar o Evangelho a toda criatura e iluminar todos os homens com a claridade de Cristo que resplandece na face da Igreja” (CIC 748). Em volta da imagem da Cruz aparece uma imagem amarela que representa a luz que sai de Cristo e do Espírito Santo e que essa luz ilumina e guia. Na imagem a luz vai iluminar o caminho logo abaixo, que leva ao entendimento de quem caminha nesta estrada não correrá riscos porque ela está iluminada.

Traços em volta da Cruz – Os sete dons do Espírito Santo são: sabedoria, inteligência, conselho, fortaleza, ciência, piedade, temor de Deus. Em plenitude pertencem a Cristo, Filho de Davi. (CIC 1831). Foram colocados em volta da cruz na cor amarela para não tirar o foco da cruz que é o Cristo e é a fonte de todos os dons do Espírito, assim completando o entendimento que se faz presente no Cristo.

M – Maria – A mulher revestida de Sol e cheia do Espírito Santo, Maria esta representada pela letra “M” com contorno amarelo para trazer ao olhar o entendimento desta presença do Espírito Santo a sua existência. O M está aos pés da Cruz, como Maria sempre esteve presente na crucifixão de Jesus, ali entregando seu filho amado, dando testemunho que devemos entregar tudo diante de Cristo. É impossível para nós ver a cruz que é o ícone central e não ver Maria, pois abaixo da centralidade de Cristo, ela se torna andaime para chegarmos seguramente a nossa salvação.

Palavra Aberta – Todas as escrituras (a Lei, os Profetas e os Salmos) se realizam em Cristo. (CIC 2763). O livro aberto está disposto aos pés da Cruz levando ao entendimento que todo o mistério desta entrega está ali descrito. A imagem não é dura, não passa o sentimento de estática, com seu volume destacado em sua extremidade conduz a necessidade de tocá-la, de folheá-la. Há muito a ser descoberto ali dentro. A imagem tem um tom azul mais escuro quando se aproxima da cruz, trazendo profundida, de quem buscar adentrar nos mistérios das águas mais profundas.

Caminho – Os caminhos da missão. “O Espírito Santo é o protagonista de toda a missão eclesial”… É ele quem conduz a Igreja pelos caminhos da missão. (CIC 852). Ao meio da Bíblia encontramos a imagem de um caminho. Ela não foi desenhada reta, tem curvas. Não é linear, fazendo um paralelo com a nossa vida que também não é linear. Está o tempo todo sofrendo mudanças, do nascimento até a morte. A estrada está em tom amarelo que se torna mais intenso a cada vez que se aproxima da cruz, pois quando buscamos o caminho do mestre através das sagradas escrituras somos iluminados pelo Espírito Santo. Queremos dar o entendimento da necessidade de fazer o caminho para podermos contemplar a Cristo e ser iluminados cada vez mais pelo Espírito Santo. Observemos o tom do amarelo é o da bandeira do Vaticano, fazendo a referência que caminhamos iluminados pelo Espírito Santo e pela Santa Igreja Católica Apostólica Romana, que ao longo de sua caminhada nós conduz e educa para não saímos do caminho que nós leva para Jerusalém Celeste .

A escrita – ESCOLA REGIONAL NORDESTE 2 DE FORMAÇÃO DE CATEQUISTA – IRMÃ VISITATIO. Foi escolhido uma tipologia de fácil leitura na cor azul, que na memória coletiva remete ao Céu, porém usamos uma cor mais intensa para se contrapor com o fundo branco causando um bem estar ao leitor.

Logo da CNBB – Está disposta acima do nome da Escola para dar o entendimento que ela está amparada e submetida aos critérios evangélicos-catequéticos e ligada a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo