As cidades de Crato (CE) e de Salgueiro (PE) ficam cerca de 130 quilômetros de distância uma da outra. No último sábado (3), porém, as sedes diocesanas estiveram unidas em um só coração para testemunhar a sagração episcopal de monsenhor José Vicente Pinto de Alencar da Silva. A cerimônia foi realizada na Igreja Catedral Nossa Senhora da Penha de França, no município cearense, e reuniu membros do clero, religiosos, religiosas, leigos e leigas, especialmente dos regionais Nordeste 1 e 2 da CNBB.
O agora dom José Vicente foi ordenado pelo bispo de Crato e seu antecessor em Salgueiro, dom Magnus Henrique. Também participaram da liturgia como bispos ordenantes o bispo emérito da diocese cearense, dom Fernando Panico, e o arcebispo de São Luís (MA), dom Gilberto Pastana.
O episcopado da CNBB Nordeste 2 foi representando pelo bispo de Cajazeiras (PB) e presidente do Regional, dom Francisco de Sales; pelo bispo de Caicó (RN) e vice-presidente da entidade, dom Antônio Carlos Cruz Santos.
Também estiveram presentes o bispo de Garanhuns (PE) e segundo vice-presidente da CNBB, dom Paulo Jackson e os bispos: dom Limacêdo Antonio (auxiliar de Olinda e Recife (PE)); dom José Ruy Lopes (Caruaru (PE)); dom Francisco Canindé (Petrolina (PE)); dom Dulcênio Fontes (PB)); e dom Genival Saraiva (emérito de Palmares (PE)).
Em sua homilia, dom Magnus Henrique, bispo ordenante, destacou o testemunho dado por monsenhor José Vicente e desejou ao novo bispo um pastoreio fecundo.
“A ordenação episcopal de monsenhor José Vicente é para a Igreja, uma graça, um dom de Deus. Um dom recebido e oferecido livremente em prol do testemunho do mistério pascal de Nosso Senhor Jesus Cristo. Dileto irmão, o seu testemunho no seio desta Igreja Particular de Crato, fala com eloquência e exala o odor da esperança, do compromisso e da santidade para nobre missão. Que o senhor encontre sempre o regaço acolhedor sob a sombra amorosa de um vasto Salgueiro”, afirmou.
Dom José Vicente, que tem como lema episcopal “Em virtude da Tua graça”, assume a cátedra da Diocese de Salgueiro no dia 1º de julho. No fim da sua sagração episcopal, o novo bispo expressou sua felicidade com a nova missão.
“O meu coração está jubiloso, principalmente porque tenho a clareza e a convicção de que tudo quanto se tem celebrado nesses dias, particularmente na data atual, nada é por mérito próprio. Tudo, absolutamente tudo, é bondade da suprema e divina graça: Deus! Respondi afirmativamente ao chamado do Santo Padre, o Papa Francisco, para como Abraão, partir para a Diocese de Salgueiro. Aqui estamos nós, vamos a Salgueiro”, declarou.
Dom José Vicente presidiu sua primeira missa como bispo, neste domingo (4), Solenidade da Santíssima Trindade, na Igreja Catedral Nossa Senhora da Penha de França, onde por seis anos foi pároco e cura. Concelebraram com ele dom Magnus Henrique, dom Gilberto Pastana, dom Limacedo Antônio, e o bispo emérito de Vitória da Conquista (BA), dom Luís Gonzaga Pepeu.
Com informações e fotos da Pascom Crato