O bispo da Diocese de Cajazeiras (PB), dom Francisco de Sales Alencar Batista, divulgou comunicado assegurando a continuidade dos serviços de assistência nas paróquias e comunidades da Igreja local. O texto tem o objetivo de orientar padres, religiosos e leigos em relação a recentes decisões do poder público municipal equiparando o serviço religioso àquele do comércio.
“Seguindo as orientações pastorais que são periodicamente atualizadas, de acordo com a progressão do avanço da pandemia, [as paróquias] continuarão prestando assistência religiosa aos fiéis sob sua jurisdição, através da celebração dos sacramentos, dos sacramentais e dos exercícios de devoção e piedade”, diz o trecho do documento publicado no fim de semana.
Dom Sales reforça que as atividades continuarão sendo oferecidas com respeito às normas profiláticas e de segurança sanitária em vigor no período em que durar a pandemia do novo coronavírus.
“No momento oportuno, em consonância com as autoridades sanitárias e os protocolos de segurança, iremos promover a gradual abertura para as celebrações presenciais, garantindo aos fiéis o acesso direto aos sacramentos”, informa.
Amparado na necessidade de salvaguardar a liberdade religiosa e na autonomia da Igreja na sua missão, o bispo exorta os sacerdotes e fiéis “a continuarem corajosos na profissão de sua fé e firmes na esperança”.
>>> Leia o documento na íntegra.