Dom Ricardo aponta fortalecimento da evangelização em encontro com secretários executivos dos regionais

O bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Ricardo Hoepers, falou, na manhã desta quarta-feira, 12 de julho aos secretários executivos dos regionais da entidades, reunidos em Belo Horizonte (MG). Em sua fala, dom Ricardo apontou para o fortalecimento do trabalho de evangelização realizado pela Conferência.

“Foi um momento muito fraterno de aprofundamento dos grandes temas que se referem à condução dos regionais e à unidade com a Presidência da CNBB. E queremos com isso dar passos significativos, principalmente no que se refere a adaptarmos os regionais aos novos estatuto e regimento da CNBB, para que assim a gente possa fortalecer ainda mais o trabalho da evangelização, o trabalho organizacional, o trabalho de unidade entre regionais e a sede da CNBB”, resumiu o bispo.

Dom Ricardo partilhou informações sobre processos que estão em curso na Igreja e que precisam da atenção dos secretários no contato com as dioceses de todo o país. Exemplos são o Sínodo e o Jubileu 2025, bem como as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil.

“As DGAEs passam pelos regionais e os secretários executivos devem ser os primeiros a estarem bem inteirados desse processo. Mas estamos nessa fase de aprofundar as diretrizes que já existem e darmos, então, os passos para que nesse quadriênio possamos apresentar as novas diretrizes, de acordo com as motivações que o próprio Conselho Permanente nos deu no último encontro”, disse dom Ricardo.

Durante o encontro, ele apresentou demandas e falou da necessidade de que os regulamentos locais estejam de acordo com o novo estatuto e o novo regimento da CNBB. Dom Ricardo também ressaltou a necessidade de os regionais trabalharem unidos com as comissões. O bispo também ouviu as demandas e propostas apresentadas pelos participantes e vai tentar vincular as indicações à unidade entre Secretaria Geral e secretários executivos, como pede o novo estatuto.

O encontro também é ocasião para estreitar os laços e favorecer o conhecimento entre secretários dos regionais e membros do Secretariado Geral da CNBB, com o objetivo de “fortalecer ainda mais a unidade entre todos os regionais e melhorar, qualificar a evangelização do nosso país”, destacou dom Ricardo.

Ecologia Integral e Mineração

Agora no período da tarde, os participantes visitam a cidade de Brumadinho (MG), no Santuário Nossa Senhora do Rosário, com o objetivo de terem contato com a temática da ecologia integral e mineração. Além disso, o grupo vai ter a oportunidade de conversar sobre o impacto ambiental causado pelo rompimento da barragem no local.

A Cáritas Regional de Minas Gerais também vai participar da visita, com o objetivo de apresentar quais são as iniciativas da Igreja em um território ferido pela mineração. O trabalho é realizado em conjunto com a Região Episcopal Nossa Senhora do Rosário (Renser) para garantir os direitos da população e do território atingido.

As atividades do encontro, sediado pelo Regional Leste 2 da CNBB, seguem até sexta-feira, 14 de julho.

Fonte: CNBB com Xavana Horta/CNBB Leste 2

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo