O arcebispo de Olinda e Recife e segundo vice-presidente da CNBB, dom Paulo Jackson, participou nesta terça-feira (26) da entrega da primeira fase de reconstrução do Santuário do Morro da Conceição, na zona norte da capital pernambucana. O religioso presidiu o momento de oração em ação de graças e abençoou a nova cobertura da igreja que, a partir de quinta-feira (28), receberá os devotos para a abertura das festividades deste ano.
Há quase 90 dias, o teto do santuário desabou durante a entrega de cestas básicas a famílias em situação de vulnerabilidade social, promovida pela Pastoral Social. A tragédia provocou as mortes de Antônio José dos Santos, de 54 anos, e Maria da Conceição de França Pinto, de 68 anos. Outras 22 pessoas ficaram feridas.
“O sentimento é de extrema alegria. Obviamente ainda com o coração pesaroso pela perda de seu Antônio e dona Maria, e por várias pessoas feridas que ainda estão em tratamento. Mas quando esta casa começa a ser reconstruída, na verdade é a alma do devoto de Nossa Senhora da Conceição que vai sendo reconstruída aos poucos”, afirmou dom Paulo Jackson, em entrevista coletiva à imprensa.
A recuperação do santuário foi dividida em duas etapas. Nesta fase, em convênio com a Arquidiocese de Olinda e Recife o Governo de Pernambuco investiu quase R$ 1,5 milhão para fazer uma nova cobertura. Depois de 8 de dezembro, Dia da Imaculada Conceição e encerramento da 120ª Festa do Morro, o santuário será interditado para a finalização das obras que inclui a troca de portas, instalação de novo piso, ajustes na parte elétrica e no sistema de refrigeração.
“Os devotos, ao encontrarem esse teto refeito, sentem-se acolhidos na Casa da Mãe. O Salmo 84 diz assim: ‘o passarinho encontrou agasalho para o seu pequenino. A tua casa, ó Senhor, é abrigo para os teus pequeninos'”, comemorou dom Paulo Jackson.
Participaram do momento de ação de graças a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, e a vice, Priscila Krause.
Fotos: Rafael Bandeira/Secom Governo de Pernambuco