O arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, fez um pronunciamento na manhã desta sexta-feira, 12 de abril, afirmando que a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro se solidariza com as vítimas dos desabamentos de dois prédios na comunidade da Muzema, na Zona Oeste da cidade, que deixou mortos, feridos e desaparecidos. Dom Orani recordou ainda o tema da Campanha da Fraternidade, que neste ano fala sobre políticas públicas, e deixou uma mensagem especial a todas das pessoas e famílias atingidas pela tragédia:
“Nós temos vivido momentos difíceis aqui no Rio de janeiro (…) e a presença da Igreja continua firme: para acolher as pessoas, os bombeiros, de tal maneira que aquilo que podemos fazer de presença, de gente que se preocupa com o outro e que ajuda o outro em dias difíceis, tem sido feito”, disse o arcebispo do Rio de Janeiro. “Há coleta de alimentos e ajuda para pessoas desabrigadas, em toda a Arquidiocese, de tal maneira que nós temos vistos multidões indo às igrejas para buscar um pouco de água e um pouco de alimento, já que perderam tudo. A Cáritas Arquidiocesana tem se empenhado em todas as paróquias que são vizinhas ao lugar da tragédia e, ao mesmo tempo, haverá celebrações das missas no final de semana na intenção dos falecidos. Eu creio que a grande questão das políticas públicas é colocar à disposição residências para as pessoas morarem em segurança e, ao mesmo tempo, fazer com que esses locais que sempre enchem de água sejam de tal maneira trabalhados que possam ter uma solução também, porque chover sempre chove, mas cabe às políticas públicas encontrar caminhos: de escoamento, de ajuda, para que não se sofra tanto. Nós sabemos que a dor é grande, o sofrimento é grande para os parentes dos que morreram, assim como para os desabrigados. Mas podem contar com a Arquidiocese. Que ao mesmo tempo em que rezamos pelos que partiram, nós nos ajudemos mutuamente para que cheguemos à Pascoa com confiança e esperança”.
‘Oremos pelo Rio’
A Arquidiocese do Rio promove até a próxima segunda-feira, dia 15, a ação litúrgica e social ‘Oremos pelo Rio’. A iniciativa convoca todos os cidadãos do município, em especial, os católicos, a rezarem pelos falecidos em decorrência das enchentes e pelas famílias enlutadas, além de realizarem ações concretas de misericórdia em prol dos desabrigados atingidos pelas fortes chuvas que, nos últimos dias, caíram sobre o Rio.
Confira a programação:
Dia 12 de abril
Dia de jejum pelo Rio com arrecadação de alimentos em todas as paróquias para os desabrigados pelas últimas chuvas;
Dias 13, 14 e 15 de abril
Missas pelos falecidos em decorrência das enchentes e pelas famílias enlutadas em todas as paróquias.