O bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Limacêdo Antonio, recebeu nessa quarta-feira (27/02), no Palácio dos Manguinhos, sede da Cúria Metropolitana, o embaixador de Luxemburgo no Brasil, Carlos Krieger, primeiro embaixador do grão-ducado europeu residente no Brasil.
A visita de cortesia foi oportunidade para que o diplomata conhecesse, em conversa com o bispo auxiliar e com o vigário geral da Arquidiocese, monsenhor Luciano Brito, o trabalho realizado pela igreja local. Acompanhado pelo intérprete Emerson Xavier, o embaixador Krieger ouviu de Dom Limacêdo sobre a missão da Igreja nas comunidades, a evangelização e os esforços para a promoção humana no âmbito da região metropolitana. Exemplos como os do Pró-Criança, Fazenda da Esperança, Rádio Olinda e Hospital Santo Amaro da Casa de Misericórdia, além das pastorais paroquiais e o acolhimento aos venezuelanos, deixaram no representante de Luxemburgo uma boa impressão da Arquidiocese. “É o trabalho de uma igreja realmente viva”, comentou.
Dom Limacêdo presenteou o embaixador com um quadro da foto de dom Helder Camara, conhecido no mundo inteiro por sua luta social em favor dos mais humildes. Em retribuição, recebeu das mãos do embaixador um livro sobre Luxemburgo, único grão-ducado ainda existente no planeta. “Foi uma honra receber a visita de Carlos Krieger aqui no Palácio e gozar de sua companhia por alguns minutos”, disse o bispo auxiliar. “Falamos sobre história do Brasil, igreja e política, porque nada disso pode se dissociar, porque em tudo isso está o povo de Deus”, explicou dom Limacêdo. O Sínodo da Amazônia e as fake news também foram assuntos no encontro. “São temas discutidos apropriadamente pelo Papa Francisco, grande líder que sabe dialogar até com quem não tem fé”, disse o bispo ao embaixador.
Luxemburgo é um pequeno Estado soberano situado na Europa Ocidental, com economia altamente desenvolvida e um dos maiores PIB per capita do mundo. Brasil e Luxemburgo mantêm relações diplomáticas desde 1911. O embaixador mora em Brasília desde 2017 e fica no Recife até sábado (02/03).
Pascom AOR