Termina nesta quarta (26), a reunião da diretoria ampliada do Serviço Pastoral do Migrante (SPM), que reúne, desde a última segunda (24), agentes religiosos e leigos de todas as regiões do Brasil, na Prelazia de Boa Vista (RR). O bispo de Pesqueira (PE) e presidente nacional do SPM, dom José Luiz Ferreira Salles, participa do encontro que tem como tema “Fronteiras, Travessias e Espiritualidade”.
Durante os três dias, os membros da diretoria do SPM refletiram sobre a complexidade das fronteiras, sejam elas geográficas, culturais ou sociais, e as travessias que todos os migrantes enfrentam em busca de novas oportunidades e horizontes.
Nesse contexto, a espiritualidade desempenha um papel fundamental, proporcionando acolhimento, esperança e fortalecimento aos corações cansados.
Atuando em diferentes áreas, mas todas com o mesmo objetivo de acolher os migrantes, as equipes da pastoral tiveram a oportunidade de apresentar seus trabalhos e compartilhar suas experiências e desafios.
De acordo com o SPM, a diretoria ampliada simboliza a força do trabalho em equipe e o comprometimento de diversos atores em tornar a sociedade mais justa, inclusiva e acolhedora. Por meio desse trabalho, a Igreja busca trilhar caminhos para construir pontes entre fronteiras, quebrar barreiras e fortalecer a espiritualidade na busca por um mundo mais humano e fraterno.
Com informações de Libia Lopez Fotos: Diocese de Roraima