“Comunhão na Igreja: dom, caminho sinais e entraves” foi o tema da primeira conferência no segundo dia de atividades da 56ª Assembleia Pastoral Regional da CNBB NE 2, nesta quarta-feira (29). O evento acontece no Convento de Santo Antônio, Ipuarana, em Lagoa Seca-PB, reunindo as lideranças católicas dos estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.
Dom Joel Portella, bispo auxiliar do Rio de Janeiro e secretário geral da Conferência Nacional dos Bispo do Brasil (CNBB), foi o responsável por assessorar a temática, destacando em sua fala os aportes da comunhão, pelos quais a igreja tem insistido em trabalhar.
No primeiro momento, o bispo assessor frisou que a comunhão é um dom e que seu fundamento está na Trindade Santa, que é um só Deus em Pessoas três. Dom Joel também ressaltou os sinais positivos da comunhão na diversidade eclesial.
Destacando o processo histórico de comunhão na Igreja, dom Joel provocou um olhar reflexivo à sinodalidade partindo do Antigo Testamento, chegando à Pessoa de Jesus e ao Pentecostes, como um evento de unidade, passando pela história da Igreja Primitiva até o Vaticano II.
De acordo com dom Joel, a comunhão ao longo da história se tornou uma premissa fundamental. “A comunhão sempre esteve marcando a vida da fé. Lembram o que dom Walmor nos disse ontem: ‘A Igreja é comunhão’. Portanto, esse é um dado teológico universal válido para todo tempo e em todo lugar”, afirmou.
Na final da sua palestra, o assessor fez um destaque para o profetismo cultural e a pluralidade, inclusive, dom Joel utilizou o exemplo do ministério de música, para dizer que uma sinfonia não é uníssona, mas sim, plural.
Grupos de trabalho
No segundo momento da manhã, os cerca de cem participantes da Assembleia foram divididos em oito grupos. Em cada sala, as equipes puderam discutir a aprofundar as questões apresentadas por dom Joel.
No fim da manhã, os grupos apresentaram uma primeira síntese dos debates, que serão retomados no período da tarde quando também será realizada a terceira conferência da Assembleia “Participação na Igreja: os caminhos da corresponsabilidade”, a partir das 15h, com transmissão pelo canal da CNBB Nordeste 2 no YouTube.
Texto e fotos: Assessoria de Imprensa da CNBB NE2 e Rafael Augusto (Pascom Campina Grande).