Dom João Santos Cardoso toma posse como novo arcebispo da Arquidiocese de Natal (RN)

A Arquidiocese de Natal (RN) e todo Regional Nordeste 2 da CNBB celebraram, no último sábado (7), a posse de dom João Santos Cardoso, como sétimo arcebispo da Igreja potiguar. O pastor foi acolhido por bispos, padres, religiosas e religiosos, diáconos, leigas e leigos, representantes de outras religiões e autoridades civis, que lotaram a Catedral de Nossa Senhora da Apresentação, em uma solenidade marcada pela emoção.

Após receber a chave da cidade de Natal na porta da catedral, dom João foi aclamado por cerca de 5 mil pessoas dentro da igreja. O novo arcebispo, acompanhado do seu antecessor, dom Jaime Vieira Rocha, retribuiu o carinho abençoando as novas ovelhas.

“Tenho expectativa de contar com a comunhão, lealdade e participação de fiéis e religiosos em minha missão para darmos continuidade ao dinamismo evangelizador e a história dessa belíssima igreja. Agradeço a cada um pela presença fraterna nessa celebração como expressão de comunhão e colegialidade”, afirmou dom João.

Um dos momentos mais simbólicos e emocionantes foi a entrega do báculo de dom Jaime para dom João, representando oficialmente a passagem do pastoreio. O então administrador apostólico e antecessor fez o gesto junto com os outros dois arcebispos eméritos da arquidiocese, dom Matias Patrício e dom Heitor Sales.

“Vivemos de modo tão bonito, solene e sagrado essa graça da sucessão apostólica em nossa Arquidiocese de Natal. Estou vestido com a casula da posse acontecida aqui há 11 anos, dom João está usando a cruz peitoral do primeiro bispo de Natal, dom Antônio Joaquim de Almeida, eu estou com o báculo do quarto bispo e primeiro arcebispo, dom Marcolino Dantas, por estas referências vivemos a sacralidade, a dimensão divina e também humana da sucessão apostólica da Igreja do nosso Senhor guiada pelo Espírito Santo”, declarou dom Jaime.

Mais de 5 mil fiéis acompanharam a posse de dom João / Foto: Brunno Antunes

O bispo de Cajazeiras (PB) e presidente da CNBB Nordeste 2, dom Francisco de Sales, acolheu dom João em nome das 21 dioceses do Regional. Destacando o espírito de colegialidade e comunhão como marcas da conferência nacional, mas em especial, da porção que abrange Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, o prelado manifestou a alegria em acolher o novo irmão.

“Unimo-nos igualmente a esta singular porção do povo santo de Deus que lhe acolhe. Igreja regada nos seus algures pelo sangue e o testemunho dos mártires. Arquidiocese dinâmica, ousada na assimilação dos caminhos propostos pelo Concílio Vaticano II. Berço de iniciativas de evangelização que marcaram a caminhada do nosso Regional e da Igreja no Brasil. Desejamos ao senhor um fecundo e audaz pastoreio”, disse dom Francisco de Sales.

Nomeação

Dom João Santos Cardoso foi nomeado pelo Papa Francisco como novo arcebispo de Natal no dia 5 de julho, após pedido de renúncia de dom Jaime Vieira Rocha ao completar 75 anos de idade – data limite prevista pelo Direito Canônico.

Trajetória

Dom João Santos Cardoso nasceu no dia 3 de dezembro de 1961 no município de Dário Meira, na Bahia. É filho de João Francisco Cardoso e Maria Ferreira dos Santos.

O ciclo inicial de sua formação ocorreu em sua cidade natal. Concluiu o bacharelado em filosofia no Seminário Maior do Nordeste de Minas, em Teófilo Otoni (MG), e se formou bacharel em teologia no Instituto de Ilhéus (BA). Concluiu a licenciatura em filosofia no Centro Universitário da Assunção, em São Paulo, e o mestrado e doutorado em filosofia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma.

Foi ordenado sacerdote em 27 de dezembro de 1986 e incardinado na Arquidiocese de Vitória da Conquista (BA). Desempenhou os seguintes cargos: administrador paroquial, pároco, coordenador da Escola Bíblica e do Curso de Teologia para Leigos, reitor do Seminário de Filosofia, professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia em Vitória da Conquista (BA), professor e diretor do Instituto de Filosofia da arquidiocese, membro do colégio de consultores e do conselho presbiteral, vigário regional; representante dos presbitérios, coordenador arquidiocesano de pastoral. Além disso, foi vigário paroquial em Rieti e Blera na Itália.

Em 14 de dezembro de 2011 foi nomeado bispo de São Raimundo Nonato (PI) e recebeu a ordenação episcopal em 12 de fevereiro de 2012. Em 24 de junho de 2015, foi transferido para a Diocese de Bom Jesus da Lapa (BA). Na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), foi presidente do Regional Nordeste 3, que engloba as circunscrições eclesiásticas dos Estados da Bahia e Sergipe.

Com informações do Vatican News
Foto de capa: Margarete Torres

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo