Dom Henrique Soares é homenageado pela Câmara Municipal de Maceió (AL)

O ex-bispo da Diocese de Palmares (PE), dom Henrique Soares da Costa foi homenageado pela Câmara Municipal de Maceió (AL) com o título de Cidadão Honorário (in memorian). O religioso faleceu em 2020 vítima da covid-19, aos 57 anos de idade e depois de seis anos à frente da Igreja da Mata Sul pernambucana.

A condecoração foi proposta pelo vereador Leonardo Dias (PL) e aprovado, por unanimidade, pelo plenário da Casa de Mário Guimarães. O título foi entregue, na segunda-feira (24), ao pai de dom Henrique, Lourival Nunes da Costa, e ao irmão de dom Henrique, Adriano Soares da Costa, que também foi agraciado, mas com a Comenda Pontes de Miranda.

“Dom Henrique viveu profundamente o que sempre defendeu. Foi um homem que enfrentou o mundo com coragem, pois sabia muito bem, dentro de seu coração, em sua alma, qual é a nossa verdadeira casa. Incansavelmente nos apontou o caminho, como ainda aponta, pois não tenho dúvidas que intercede por todos nós”, afirmou o parlamentar.

Pai e irmão de dom Henrique receberam a honraria dada pelos vereadores de Maceió (AL) | Foto: Câmara Municipal de Maceió

Natural de Penedo (AL), dom Henrique viveu grande parte de sua vida sacerdotal em paróquias maceioenses. O religiosos foi ordenado sacerdote em 1992 e bispo, em 2009. Ele assumiu a Diocese de Palmares, em 2014.

Além de sua missão como religioso, dom Henrique dedicou sua vida à sala de aula. Bacharel em Filosofia e em Teologia, foi professor de Teologia em diversos seminários diocesanos, contribuindo com a formação intelectual e espiritual de muitos sacerdotes.

“Eu quero agradecer a todos pelo que falaram do meu filho Henrique, que desde criança, já sonhava em ser um ministro de Deus. É motivo de orgulho que meu primeiro filho terminou sendo sacerdote. Fez o mestrado em Roma e tornou-se padre na Igreja do Livramento, a gente acompanhava. Ele, realmente, desde criança, a sua vocação era amar a Deus e fazer a Igreja crescer. Isso lhe deixava realizado”, disse o pai do homenageado.

Com informações da Câmara Municipal de Maceió (AL)

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo