Dom Fernando realiza visita pastoral à paróquia de Guadalupe (Olinda)

Um gostinho de dever cumprido e saudade renovada. Foi assim que se resumiu boa parte da visita pastoral que dom Fernando Saburido, Arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, realizou este final de semana, nos dias 15 e 16/09/18, à paróquia de Nossa Senhora de Guadalupe, Olinda. Para o hoje arcebispo, revisitar aquela que foi a primeira paróquia onde exerceu o tríplice múnus, atuando como pároco, trouxe um sentido especial à visita pastoral. No decorrer da visita, os reencontros eram frequentes com os paroquianos, seus familiares e o momento foi de colher frutos semeados anos atrás.

Capela Santa Clara

O primeiro dia da visita teve início na manhã do sábado, 15/09, com a acolhida do arcebispo e comitiva arquidiocesana na matriz de Guadalupe, pelo pároco padre Marlon Lauriano e comunidade paroquial. Após a oração inicial, aconteceu o encontro com o Conselho de Pastoral Paroquial (CPP), o encontro com as Comissões Pastorais da Catequese, da Liturgia, da Ação Social, da Pascom, da Vida e Família, do Laicato, do Dízimo e da Juventude. Dom Fernando teve a oportunidade de rever ex-paroquianos da comunidade Santa Clara, na capelinha que incentivou a criação, junto com a senhora Nezilma, que cedeu o terreno para a construção da atual capela Santa Clara. A atmosfera de gratidão e alegria tomou conta do pequeno espaço de oração.

Encontro com o Conselho de Pastoral Paroquial

 

Crianças da catequese na igreja de São João Batista dos Militares

À tarde, o arcebispo metropolitano reuniu-se com os leigos da paróquia na matriz de Guadalupe. Na igreja de São João Batista dos Militares, dom Fernando, padre Josenildo Tavares e monsenhor José Albérico conversaram com as crianças da Catequese sobre a importância da correta preparação para receber a Primeira Eucaristia. O primeiro dia de visita pastoral foi encerrado com a celebração da missa em honra à Nossa Senhora das Dores, na igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, no largo do Bonsucesso. Em sua homilia, dom Fernando destacou que é possível superar a dor e o sofrimento, pois Nossa Senhora aos pés da Cruz acreditou na Ressurreição e na esperança. “O mundo precisa de profetas e de pastores que transmitam uma mensagem de esperança”, concluiu o arcebispo.

Celebração eucarística na igreja do Rosário dos Homens Pretos (Largo do Bonsucesso, 15/09)

 

O segundo dia da visita pastoral foi marcado pela solidariedade e caridade. Após presidir a celebração eucarística na matriz, dom Fernando e o pároco padre Marlon e comitiva saíram para visitar os enfermos da comunidade. Na residência de dona Maria do Carmo do Nascimento, de 89 anos, os familiares da paroquiana receberam o arcebispo com carinho. A idosa encontra-se com Alzheimer e vem recebendo cuidados médicos, mas não permite que a doença abale a sua fé. Por toda a casa é possível ver objetos de devoção e existe inclusive um cartaz da ordenação episcopal de dom Fernando Saburido emoldurado  na sala da residência. O padre Marlon conduziu o arcebispo a outra residência de enfermos da paróquia, onde pais e filha convalesciam. Era a família de dona Dalvanira e seu Manoel. Ao reencontrarem dom Fernando, a alegria foi grande. Agradeceram ao pároco padre Marlon por sempre assistir a família com a presença constante dos ministros extraordinários da Sagrada Comunhão.

 

Abrigo de idosas Nossa Senhora da Conceição

Em seguida, a enferma dona Severina recebeu a visita do arcebispo e comitiva, em sua modesta residência. Cega devido ao glaucoma, a idosa expressava grande alegria com a presença dos sacerdotes na morada que divide com o único filho. Dona Severina comoveu a todos com a sua fé e devoção. As idosas do abrigo Nossa Senhora da Conceição, criado há 55 anos também foi visitado pelo arcebispo e comitiva. Dom Fernando convidou a todos para rezarem pelos enfermos e familiares.

Encontro com a juventude da paróquia de Guadalupe (16/09)

 

Conhecendo a comunidade Baccaro, em Guadalupe

Ainda na parte da manhã, a visita pastoral incluiu na programação um encontro do arcebispo com os jovens da paróquia. Durante o momento de diálogo, os jovens expressaram os desafios da comunidade e da juventude para evangelizar. Dom Fernando sugeriu aos jovens que conhecessem o trabalho desenvolvido pela comunidade terapêutica Fazenda da Esperança, em Jaboatão, para auxiliar na prevenção à dependência química. Mostrando que acredita em uma “Igreja em Saída”, como preconiza o papa Francisco, o arcebispo conheceu a comunidade Baccaro, em Guadalupe.  O terreno foi doado pelo colecionador de arte italiano Giuseppe Baccaro, radicado em Olinda na década de 1970, que desenvolveu um projeto social à época, denominado de “Casa das Crianças”. Grande benfeitor da região de Guadalupe, com o projeto, mais de 20 mil crianças em situação de risco foram assistidas. Atualmente, o projeto não mais existe e famílias instalaram-se ao redor do antigo anfiteatro. Paroquianas de Guadalupe que residem na comunidade e atuam na Pastoral da Criança guiaram dom Fernando pelo local, marcado pelos contrastes sociais, como a falta de saneamento, acesso a água encanada e moradia digna. “A nossa esperança é que consigamos erguer aqui uma capela, oferecendo condições para acolher os fiéis e moradores”, informou o arcebispo, percorrendo as estreitas vias da localidade.

Entrada da comunidade Baccaro

 

Para encerrar a visita pastoral, o arcebispo dirigiu-se ao Mosteiro de Nossa Senhora do Monte, onde moram as monjas beneditinas. A comitiva foi recebida com alegria pelas monjas que vivem na clausura. O padre Marlon Lauriano avaliou que receber a visita pastoral fortalece a comunidade paroquial e os trabalhos desenvolvidos pelos leigos, estreitando os laços entre o pastor e as ovelhas. “É muito importante para os paroquianos sentir a presença de nosso arcebispo em nosso território”, declarou o pároco de Guadalupe. A próxima paróquia que receberá ainda este mês a visita pastoral é a paróquia de Nossa Senhora do Loreto, em Piedade, Jaboatão, nos dias 29 e 30/09.

(Pascom Arquidiocese)

 

 

 

 

 

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo