A Arquidiocese de Olinda e Recife ganha reforço pastoral com o envio de seminaristas e religiosas para a missão. Durante missa de envio celebrada na manhã deste domingo, no Convento Santa Teresa, em Olinda, o arcebispo dom Fernando Saburido apresentou à comunidade os seminaristas Rubens Brito, Veridiano Quirino e João Batista, e as Missionárias Reparadoras do Sagrado Coração de Jesus – Conceição, Eva e Noêmia.
Os seminaristas vão atuar em paróquias das cidades de Vitória de Santo Antão, Escada e Recife, que fazem parte do território da Arquidiocese, como etapa de formação para a ordenação sacerdotal. Rubens Brito servirá à Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no bairro de Água Branca, em Vitória. Veridiano irá para a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Escada. E João Batista fará estágio pastoral na Paróquia Nossa Senhora do Bom Parto, em Campo Grande, no Recife, além de dar apoio à Rádio Olinda, que pertence à Arquidiocese.
Já as religiosas serão responsáveis pela educação complementar e catequese de 100 meninas, entre seis e doze anos de idade, que são atendidas no Educandário Santa Tereza, no prédio do Convento. As crianças vêm de comunidades pobres de Olinda, como V8, V9 e Ilha do Maruim. A escola é uma das obras sociais da Santa Casa de Misericórdia, que mantém quatro unidades de saúde entre hospitais e postos de saúde, dois abrigos de idosos, cinco educandários e mais o Instituto dos Cegos do Recife.
Segundo o arcebispo, o estágio pastoral nas paróquias da Arquidiocese é de fundamental importância para a formação dos seminaristas. “É na vivência diária, na assistência ao povo de Deus nas comunidades, que o seminarista experimenta sua vocação, preparando-se para os desafios da vida sacerdotal e confirmando seu propósito em favor do Reino de Deus”, comentou o arcebispo. “Se tudo caminhar bem, teremos mais três padres a serviço da Arquidiocese até o final deste ano”, concluiu.
O seminarista Veridiano acredita que vai ser um estágio proveitoso. “Estou confiante em Deus, contando com as orações do povo para que eu possa exercer um bom ministério nesse período de pastoral”, disse.
A comunidade comemorou a chegada das religiosas a Olinda. Com a saída das irmãs vicentinas, que trabalharam por muitos anos no Educandário e saíram para missão em outra obra social, o arcebispo solicitou à madre geral da Congregação das Missionárias Reparadoras do Sagrado Coração de Jesus, Ir. Antonieta Portela, o envio de três missionárias para assumirem seu lugar. A resposta foi positiva. “Ouvindo o Santo Padre, Papa Francisco, convocando a todos para uma Igreja em saída, eu quero as minhas irmãs inseridas mais diretamente na pastoral paroquial e na evangelização das comunidades”, escreveu a madre. Em atendimento, enviou três religiosas da Diocese de Sobral, no Ceará, de onde dom Fernando já foi bispo, para a missão.
A irmã Eva Albuquerque conta que está iniciando a missão com o coração aberto e muito sensível aos apelos de Deus para atender às necessidades da comunidade local. “Trazemos a sensibilidade humana para acolher e atender as crianças, fazendo o acompanhamento espiritual e humano de cada uma”, disse. A conselheira Ir. Maria de Jesus, que acompanhou a chegada das irmãs a Olinda, afirmou que é uma alegria atender ao pedido de dom Fernando. A religiosa explicou que o carisma da congregação é sustentado nos pilares do amor, da reparação e da evangelização, “tendo em mente que a ‘reparação’ em nosso nome significa a recolocação das coisas segundo o plano de Deus”.
O Educandário Santa Tereza está localizado no Convento de Santa Tereza, na Av. Olinda, nº 750, em Olinda – PE. Contato: (81) 3429.3686
Pascom AOR