Dom Fernando enviou, na manhã de hoje (21/06), uma mensagem carinhosa e encorajadora aos seminaristas da Arquidiocese de Olinda e Recife, lembrando o dia de São Luís Gonzaga. De Brasília, onde está para a reunião do Conselho Permanente da CNBB, o arcebispo usou o WhatsApp e se fez presente, junto aos seminaristas, no dia em que a Igreja faz memória deste santo que é considerado o Patrono da Juventude – declinou de uma vida de príncipe para ser padre.
Na mensagem, o arcebispo apontou São Luís Gonzaga como modelo inspirador para a missão abraçada pelos jovens seminaristas, que se preparam para a vida sacerdotal. Afirmou que o chamado de Deus é uma graça reservada a poucos. “Sejam, portanto, agradecidos ao Senhor por terem sido escolhidos e caminhem na Sua presença”, completou. No Seminário Nossa Senhora da Graça, na Várzea, a mensagem foi recebida com alegria. O reitor do seminário, padre João Bosco, aguardou a hora do almoço, quando as todas as turmas de seminaristas estão reunidas, para ler o texto enviado por dom Fernando.
Uma feliz coincidência: dentre os seminaristas arquidiocesanos que receberam a mensagem do metropolita, estava um “Luís Gonzaga”. O seminarista Luiz Eduardo Gabriel Gonzaga, natural do município de Itapissuma, de 20 anos de idade é aluno do 3° ano de Filosofia e exprimiu sua gratidão pela mensagem do arcebispo: “Com esta mensagem, enviada no dia do Seminarista, sinto-me como um filho quando o pai se lembra de seu aniversário. Especialmente por hoje ser o dia do Seminarista e por ser o dia do meu santo onomástico, São Luís Gonzaga. Como um pastor zeloso, que lembra e conhece as suas ovelhas, agradeço a Dom Fernando, por toda esta atenção com o nosso Seminário”. Denomina-se onomástico a data em que um indivíduo tem a celebração do seu santo, lembrando que o onomástico e o dia de aniversário nem sempre coincidem.
Para o seminarista Humberto Castelo Branco, aluno do 1º ano do curso de Teologia, receber no dia de São Luís Gonzaga a mensagem de dom Fernando representa algo marcante: “É a mensagem daquele que crê em nós e em nossa vocação”. Humberto tem a consciência de que apesar da agenda repleta de compromissos, o arcebispo reservou um espaço para lembrar de suas ovelhas, revelando uma atitude de pai e pastor. “Vivenciamos um dia especial, como Adoração ao Santíssimo, orações, recolhimento, confraternização. Tudo organizado com carinho e dedicação dos padres Bosco e Severino, reitor e vice-reitor do Seminário”, conclui o estudante.
Padre João Bosco se alegra com o carinho e a atenção que o arcebispo dedica aos futuros sacerdotes da Arquidiocese. “Ele se faz presente mesmo distante e esse carinho é importante para jovens que saem da convivência de suas famílias e vêm estudar numa rotina exigente”, explica o reitor. “Assim como São Luís Gonzaga, nosso pastor é um exemplo para os seminaristas”, concluiu.
Mensagem de Dom Fernando aos seminaristas:
Meus queridos seminaristas
De Brasília, onde estou participando do Conselho Permanente da CNBB e concelebrando hoje com meus irmãos bispos, a Eucaristia na memória do jovem São Luiz Gonzaga, rezei particularmente por vocês. Que os ideais da vida tão curta e edificante desse santo jovem sejam inspiradores para vocês que se preparam para uma doação total de suas vidas a serviço da Igreja e do Reino. É particularmente emocionante e confortante a carta que o jovem Luiz escreveu para sua amada mãe, conforme escutamos na Liturgia das Horas, com palavras encorajadoras e de grande testemunho de fé na vida eterna, por ocasião da proximidade de sua Páscoa pessoal e definitiva. Abracem o ideal de vocês como verdadeiros atletas do Senhor: incansáveis, destemidos e vibrantes. Tenham especial carinho pelos irmãos mais pobres e testemunhem esse amor assemelhando-se a eles através de uma vida despojada e profética. O chamado de Deus é uma graça reservada a poucos. Sejam, portanto, agradecidos ao Senhor por terem sido escolhidos e caminhem na Sua presença. Que pela intercessão de São Luiz Gonzaga, Deus abençoe a todos. Especial abraço aos meus queridos sacerdotes formadores.
Dom Fernando
Exemplo de Santidade – São Luís Gonzaga nasceu no ano de 1568 na Corte de Castiglione. Recebeu por parte de sua mãe a formação cristã. Já seu pai o motivava a ser príncipe. Sua família tinha muitas posses mas, graças ao amor de Deus, Luís – desde cedo – deixou-se possuir por esse amor. Com dez anos de idade, na corte, frequentando aqueles meios, dava ali testemunho do Evangelho e se consagrou a Nossa Senhora. Ali descobriu seu chamado à vida religiosa e queria ser padre. Seu pai, ao saber disso, o levava para festas mundanas, na tentativa de fazê-lo desistir de sua vocação. Confiante em sua escolha, entrou para a Companhia de Jesus onde viveu durante seis anos. Com pouco mais de vinte anos, faleceu de uma peste que havia se espalhado em Roma (conforme site Canção Nova).