Cerca de 150 jovens da Renovação Carismática da Arquidiocese de Olinda e Recife participaram, de 18 a 21 de janeiro, da décima edição do evento Jesus na Praia, no balneário de Porto de Galinhas. Sob sol forte, os jovens enfrentaram a areia fofa da praia em caminhada – rezando e cantando. Divididos em grupos, abordaram turistas, veranistas e moradores, lendo trechos do Evangelho e falando sobre o amor de Jesus.
“Todo lugar é bom para falar de Jesus, ainda mais com o calor do sol, que se junta ao calor do coração”, disse o coordenador do evento, José Roberto do Nascimento. Para ele, que é professor de Educação Física e morador de Porto de Galinhas, o que motiva a participação dos jovens é a gratidão. “Somos todos muito agradecidos a Deus por seu amor gratuito e queremos passar para as pessoas esse amor que recebemos e que nos faz muito felizes”, completou.
Tereza Mota, da Comissão Arquidiocesana do Laicato, explica que o evento teve inspiração em um vídeo sobre o “Jesus no Litoral”, realizado no Paraná com jovens que tinham participado da Jornada Mundial da Juventude, e que foi apresentado na Escola de Formação da Renovação Carismática em 2009. “Como organizei o primeiro evento em nossa Arquidiocese, eu me sinto um pouco mãe desses jovens, e fico muito feliz em ver que eles levaram adiante a proposta, fazendo missão na praia e nas casas de Porto de Galinhas, organizando tudo sozinhos, fazendo crescer o movimento, espalhando o amor de Deus”, disse.
A família de Ivaneide Reis Valois veio de Salvador para uma semana em Porto de Galinhas e foi abordada na praia por um grupo de jovens. “Eu me emocionei porque foi a primeira vez que vi esse tipo de evangelização, feita por jovens tão alegres e num local inusitado como uma praia”, disse Ivaneide. “A alegria deles conquista, a oração de mãos dadas, a seriedade do momento, tudo me encantou”, completou a turista.
Após conversar com os jovens e rezar com eles, Selmo Carneiro fez questão de registrar a satisfação da experiência na praia. “Sou coordenador do Terço dos Homens em minha paróquia na cidade de Conceição do Coité, região de sisal, na Bahia, e penso que mais jovens deviam fazer isso em outras cidades, falando com prazer de Deus”. Atuante na Arquidiocese de Serrinha, Selmo Carneiro abriu os braços para dizer: “Deus é amor, é maravilhoso, nos deu esse mar lindo e ninguém deve ter vergonha de falar e louvar o seu nome, não importa o lugar”.
Um dos episódios marcantes nesse Jesus na Praia foi relatado pelo coordenador José Roberto. Um grupo de jovens missionários parou um senhor na praia, conversou com ele, rezou de joelhos em meio ao vai-e-vem de turistas e, depois de alguns minutos de evangelização, o “turista” se apresentou como Pe. José Alves Filho, da Arquidiocese de Niterói. “Foi uma surpresa, um presente de Deus”, disse Roberto. O padre, que estava de férias, aplaudiu a iniciativa do evento, trocou experiências com os jovens e deu a bênção de Deus ao grupo. “Vamos contar essa história em outras edições, tenho certeza”, afirmou o coordenador.
No período da tarde, os jovens fizeram missão de porta em porta, e depois se reuniram em uma escola da região para uma ação social que ofereceu serviços gratuitos de beleza e saúde à população. Algumas famílias receberam cesta básica; adultos e crianças puderam cortar os cabelos, aferir pressão e conferir o nível de glicose no sangue.
À noite, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, presidiu missa campal numa das principais ruas do comércio de Porto de Galinhas. Concelebrada pelo pároco, padre Djanilson Pereira, a missa fez parte do novenário da festa da padroeira, Nossa Senhora do Desterro, e reuniu muitos turistas e moradores da região.
Para Dom Fernando, celebrar a eucaristia com os jovens do Jesus na Praia é uma alegria. “Nesses dez anos de evento, só não pude participar por duas vezes, por conta de agenda, mas quero dizer que fico muito feliz em estar aqui em Porto de Galinhas com esses jovens missionários, que alegram o coração de Deus com sua disposição em anunciar o Evangelho”, disse o arcebispo.
Pascom AOR