No domingo (18) – Festa da Assunção de Nossa Senhora – a Igreja no Brasil, dentro da vivência do Mês Vocacional, convida à oração pela vocação à vida religiosa. Por essa ocasião, o bispo de Palmares (PE) e referencial para a Comissão Regional para os Ministérios Ordenados e à Vida Consagrada, dom Fernando Barbosa, divulgou mensagem aos homens e mulheres que “formam um corpo de forças vivas e proféticas”.
No texto, dom Fernando chama a atenção para a complexidade e pluralidade do mundo atual como desafios que se colocam àqueles que precisam ser permanentemente vozes que “se levantam em defesa dos pobres e excluídos”. O religioso ainda destaca a importância de manter a unidade diante da diversidade de carismas.
“Precisamos, portanto, de uma pluriforme harmonia para assumir as diferenças, valorizando as particularidades em espírito de uma saudável abertura à interculturalidade. A vida religiosa está inserida neste peregrinar, fazendo-se presente na história, cheia de esperança, plantando as sementes a serem cultivadas no seio da vida eclesial”, diz dom Fernando.
Leia a mensagem na íntegra:
Palmares, 18 de agosto de 2024
“Permanecei no meu amor” (Jo 15, 9)
Caros religiosos e religiosas do Regional Nordeste 2 da CNBB
Ao chegar ao terceiro domingo do mês de agosto, a Igreja no Brasil nos convida a rezar pelas vocações à vida consagrada, por isso, neste momento de intensa alegria gostaria de dirigir minhas cordiais saudações a todos vocês, que respondendo ao chamado do Senhor da Messe e Pastor do Rebanho, formam um corpo de forças vivas e proféticas neste chão fecundado pelas sementes do Evangelho.
Vivemos num mundo complexo e plural, onde somos convidados a todo instante a testemunhar a fé, sendo uma voz profética que se levanta em defesa dos pobres e excluídos. E é neste momento que devemos escutar sempre e cada vez mais aquele convite do Senhor: “Permanecer no meu amor” (Jo 15, 9).
Permanecendo no Senhor devemos viver a unidade, sabendo que esta unidade não é uniformidade, mas pluriforme harmonia (cf. Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, n.220) e quem nos concede essa harmonia é o Espírito Santo.
Precisamos, portanto, de uma pluriforme harmonia para assumir as diferenças, valorizando as particularidades em espírito de uma saudável abertura à interculturalidade.
A vida religiosa está inserida neste peregrinar, fazendo-se presente na história, cheia de esperança, plantando as sementes a serem cultivadas no seio da vida eclesial.
Lembremos todos que a vida religiosa é tolerante e promotora de fraternidade e experimentamos isso em nossas comunidades. Mas é preciso sempre “alargar a tenda”, a fim de que os espaços de nossas comunidades acolham cada vez mais as vocações, procurando apresentar a nossos vocacionados e vocacionadas um carisma vivo, presente nos membros da comunidade religiosa.
O carisma, vale ressaltar, é ação do Espírito em nossas ações, por isso, estar com Jesus é estar cheio do Espírito Santo.
Meus irmãos e minhas irmãs, lembremos a todo instante que a esperança e a vida fiada em comunidade nos recordam que somos consagrados e consagrados livres por amor a Cristo e a vida é testemunho de nossos fundadores e fundadoras atestam isso.
Vibrantes na caminhada da vida cotidiana sigamos em frente, mesmo em meio aos acontecimentos mais absurdos e dolorosos. Se a vida consagrada permanecer no amor do Senhor através do diálogo constante com Jesus na oração será capaz de ver a beleza do Reino. Gostaria ainda de recordar as palavras do Papa Francisco aos religiosos: “Por favor não descartem as pessoas, não selecionem as pessoas com critérios mundanos (…). Não descartem,
mas acolham, abracem a todos, amem a todos” (Roma, 12.08.2024).
Neste dia em que a Igreja celebra a Assunção da Virgem Maria, olhemos para o exemplo da Mãe de Deus e nos abandonemos em seus braços maternais, pois ela cuida de nós!
Obrigado por tudo o que fazem pelo Reino! Em Jesus, o Bom Pastor.
Dom Fernando Barbosa dos Santos, CM
Bispo Referencial para a Comissão Regional para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada
Foto de capa: Irmãs Beneditinas da Divina Providência