Dom Agnaldo Temóteo é empossado bispo da Diocese de Garanhuns (PE)

Na Festa da Transfiguração do Senhor, nesta terça-feira (6), o Regional Nordeste 2 da CNBB celebrou a posse do 12º bispo da Diocese de Garanhuns (PE), dom Agnaldo Temóteo. O momento histórico foi conduzido pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Paulo Jackson, e acompanhado por clérigos, religiosos, religiosas, leigos e leigas da Igreja pernambucana e do Ceará, terra natal do novo pastor.

O Rito de Posse aconteceu na Catedral Santo Antônio. Em seguida, foi celebrada a Santa Missa campal na Esplanada Cultural Mestre Dominguinhos. Autoridades civis e representações do Governo do Estado e dos 26 municípios que formam a Diocese de Garanhuns também participaram da solenidade.

Em suas primeiras palavras como bispo empossado da Diocese de Garanhuns, dom Agnaldo expressou alegria por iniciar a nova missão nesta Igreja que agora passa ser a sua “nova casa e a nova família”. “Faço com o coração de pai e com grande afeto fraterno, certo de que aqui estarei entre filhos, irmãos e amigos com quem quero conviver e trabalhar arduamente para a edificação do Reino de Deus”, afirmou.

Dom Agnaldo apontou que seu pastoreio será ao lado de cada ovelha para compartilhar bem de perto as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias de cada lar, de cada comunidade. “Queremos continuar sendo uma Igreja que escuta, acolhe e guarda e se esforça para viver a Palavra, escutando e fazendo o que Ele nos diz para respondermos à vocação para a qual Ele nos chama e correspondermos à missão que Ele nos envia”, declarou o bispo.

Assista à Missa de Posse de dom Agnaldo Temóteo:

Biografia e trajetória eclesial

Nasceu no dia 28 de maio de 1977, na cidade de Bela Cruz (CE). É filho de José Rogério Silveira e de Maria da Conceição Araújo.

Sua formação religiosa se deu no seminário menor de São José, em Sobral (CE), de 1993-1995, período em que também cursou o Ensino Médio; E continuou no seminário regional Nordeste I, em Fortaleza, de 1996-2002, onde cursou Filosofia, de 1996 a 1998 e Teologia, de 1999 a 2002.

É graduado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Em Teologia pelo Instituto Teológico e Pastoral do Ceará (ITEP); fez mestrado em Direito Canônico pela Universidade Gregoriana de Roma.

Também possui formação em diversos cursos breves de atualização nas áreas de Teologia e de Direito Canônico feitos na Rota Romana, em Roma, na Pontifícia Universidade Católica Argentina, em Buenos Aires, e em alguns Institutos e Universidades do Brasil.

Foi ordenado diácono em 10 de julho de 2002, na catedral de Sobral e presbítero em 30 de novembro de 2002, na igreja matriz de Bela Cruz (CE).

Após sua ordenação presbiteral, exerceu os seguintes ofícios: administrador paroquial da paróquia Senhora Sant’Ana, na cidade de Santana do Acaraú (CE), de 2003 a 2008; Membro da Coordenação Diocesana de Pastoral de 2003 a 2005; Capelão do Colégio Diocesano, de 2004 a 2006; Chanceler da Cúria Diocesana de Sobral de 2006 a 2008 e de 2014 a 2019; Vigário episcopal da Região Sede de 2012 a 2014 e de 2017 a 2024; Pároco da paróquia de São Francisco, na cidade de Forquilha (CE), de 2012 a 2018.

Até sua nomeação como bispo, estava exercendo as seguintes funções: vigário Judicial Adjunto do Tribunal Eclesiástico Regional e de Apelação do Ceará, em Fortaleza; vigário Episcopal da Região Sede; Pároco da paróquia Nossa Senhora do Patrocínio e vigário Geral da diocese de Sobral.

Foto: Diocese de Sobral

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo