A Pastoral Familiar das dioceses do Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que reúne os estados do Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas e Paraíba, promoveram diversas assembleias nos últimos dias para avaliar os trabalhos realizados neste ano e programar as ações para 2025.
Salgueiro (PE)
A Comissão Diocesana da Pastoral Familiar da Diocese de Salgueiro (PE) promoveu sua assembleia em 27 de outubro. O tema foi “O olhar fixo em Jesus. A vocação da família”. No total, 25 paróquias enviaram representantes. O encontro foi assessorado por dom José Vicente, bispo diocesano e referencial no Nordeste 2, padre Edilson, padre Cícero Praxedes e padre Paulinho.
Para o casal diocesano Joelson e Fernanda, o momento de destaque da Assembleia foi a adoração ao Santíssimo Sacramento que aconteceu no início do evento e contribuiu significativamente para a compreensão e vivência do tema.
Caruaru (PE)
Em 3 de novembro, foi a vez da Diocese de Caruaru (PE). O tema do encontro foi Família, peregrina da esperança, em consonância com o Ano Jubilar 2025. O encontro foi assessorado pelo bispo diocesano Dom José Ruy, pelo assessor eclesiástico padre Adjaclécio e pelo casal diocesano Willams e Carolina Silva. O evento reuniu representantes de 41 paróquias e áreas pastorais.
Williams e Carolina Silva apontaram que a assembleia foi uma excelente ocasião de preparação dos coordenadores paroquiais e agentes presentes para o Jubileu de 2025. Além disso os participantes tiveram a oportunidade de avaliar e projetar a agenda pastoral para o próximo ano.
Palmares (PE)
No último domingo (17), a Diocese de Palmares realizou a VI Assembleia Diocesana da Pastoral Familiar e teve como objetivo traçar metas a serem trabalhadas em 2025. O assessor eclesiástico padre Josymar abordou o Jubileu 2025, partindo tema: Família, peregrina da Esperança. Um só coração e uma só alma (At. 4.33). O assessor destacou que “o ano jubilar deve nos lembrar que pertencemos ao céu e que nós cristãos somos homens e mulheres portadores Esperança”.
Campina Grande (PB)
Na mesma data, Campina Grande realizou a sua assembleia diocesana que teve como tema: Família, lugar de esperança. Participaram 42 paróquias e 2 áreas pastorais. O Diácono Transitório Humberto Carneiro assessorou o encontro. Em sua fala, ele lembrou o Catecismo da Igreja Católica (parágrafo 2233). “Tornar-se discípulo de Jesus é aceitar o convite para pertencer à família de Deus, para viver em conformidade com a sua maneira de viver”.
O evento também foi assessorado pelo padre João Paulo que aproveitou a ocasião para se despedir da Comissão Diocesana, que assessorou nos últimos 3 anos. O diácono Anchieta, que já fazia parte da comissão diocesana, assumiu a assessoria eclesiástica. O casal regional Milton e Lourdes também participou do evento e falou sobre os desafios da evangelização hoje, na perspectiva familiar. O casal fez ainda uma abordagem sobre a complexidade de evangelizar diante de uma geração digital.
Para o casal diocesano Geovaneto e Juliana, esta assembleia deu um grande passo. “Aproveitamos o momento e entregamos aos coordenadores paroquiais uma cópia da proposta de Regimento que será discutida em cada forania durante o próximo ano e aprovada na próxima assembleia”, afirmou o casal.
Olinda e Recife (PE)
A Arquidiocese de Olinda e Recife promoveu a Assembleia da Pastoral Familiar no domingo (24). O evento foi realizado na Faculdade Católica Imaculada Conceição do Recife. O evento teve como palestrantes padre Charles, coordenador de Pastoral, e Dra. Cristiane Ferreira, psicóloga especialista em dependência tecnológica.
Fonte: Portal Vida e Família