A Diocese de Pesqueira (PE), por meio da Cáritas Diocesana, fez a entrega de uma casa de alvenaria para uma família quilombola em situação de vulnerabilidade social, na zona rural da cidade pernambucana. O imóvel é resultado da Jornada Mundial dos Pobres, realizada em novembro do ano passado, que mobilizou voluntários e instituições parceiras em uma grande rede solidária.
A família do senhor Val e da dona Rosa, e seus oito filhos, sendo quatro deles pessoas com deficiência, agora vivem com mais tranquilidade no imóvel com quartos para o casal e para as crianças, além de cômodos mais amplos como sala, cozinha e banheiro. Realidade bem diferente da antiga casa de taipa no Assentamento Jardim, que estava prestes a desabar.
A casa nova começou a ser construída em janeiro com a ajuda de voluntários. A ação também contou com o apoio do Instituto Moradia, do Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS) da Diocese de Pesqueira e da Esmolaria Apostólica do Vaticano.
“Tivemos o envolvimento da própria comunidade, dos vizinhos, que até ajudaram durante muitas semanas. Enfim, é imensurável o tamanho dessa rede de solidariedade que tornou esse sonho uma realidade. Gratidão é o sentimento que nos define”, afirmou o membro da coordenação colegiada da Cáritas Diocesana de Pesqueira, Itamar de Carvalho.
O imóvel recebeu a visita do bispo de Pesqueira, dom José Luiz Ferreira Salles, no último dia 25 de março. O religioso abençoou a casa e fez a entrega simbólica do novo lar para a família do senhor Val e da dona Rosa.
Com informações e fotos da Cáritas NE2