Impulsionados pelo tema “Falar com o coração: testemunhando a verdade no amor (Cf. Ef 4, 15)”, cerca de 250 pessoas participaram do 2º Encontro Anual da Pastoral da Comunicação da Diocese de Palmeira dos Índios (AL). O evento, realizado no último domingo (3), no Centro de Treinamento Pastoral Pio XII, na cidade-sede da Igreja alagoana, foi marcado por momentos de espiritualidade, como a Santa Missa, e de capacitação dos agentes.
O tema central do encontro, que faz referência ao título da mensagem do Papa Francisco para o 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais, foi apresentado pelo bispo de Palmeira dos Índios, dom Manoel Filho. “O programa do cristão é um coração que vê e segundo o Sumo Pontífice, foi o coração que nos moveu para a comunicação aberta e acolhedora”, afirmou o prelado.
Ainda no âmbito da formação, o coordenador da Pascom de Palmeira dos Índios, padre Lázaro José, ministrou uma palestra sobre o documento “Rumo à presença plena: uma reflexão pastoral sobre a participação nas redes sociais”. O subsídio foi publicado, este ano, pelo Dicastério para a Comunicação com o objetivo de instruir os cristãos a se apropriarem do ambiente digital como um espaço de anúncio da Boa-Nova e de manifestação do testemunho.
O cuidado com a saúde mental e a organização pessoal também foram tema de debate com a palestra “A ansiedade e a procrastinação na vida pastoral”, ministrada pela psicóloga, Gabrielle Florence.
Capacitação
O 2º Encontro Anual da Pastoral da Comunicação da Diocese de Palmeira dos Índios realizou, ainda, momentos de capacitação para os agentes da Pascom sobre a fotografia e construção de textos informativos.
Parceira do evento, a empresa alagoana Trakto Design realizou uma formação sobre a produção de cards para as redes sociais. Considerada a primeira plataforma de design online da América Latina, a companhia também firmou com a diocese o compromisso de ministrar um curso gratuito sobre o uso do programa.
A edição deste ano do Encontro da Pastoral da Comunicação da Diocese de Palmeira dos Índios teve o apoio e a participação da coordenadora da Pascom Maceió e vice-coordenadora da Pascom Nordeste 2, Maria Cícera.
Com informações e fotos da Pascom Palmeira dos Índios