A Diocese de Nazaré (PE) reuniu, no último sábado (30), mais de cem agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom), durante a quinta edição da Jornada Diocesana de Comunicação (Jordicom). O encontro, realizado no Centro Diocesano de Pastoral, em Carpina (PE), teve como tema “Comunicação e Imagem Institucional” e abordou os principais desafios da Igreja na mídia.
Após a Santa Missa que abriu o 5º Jordicom, os participantes acompanharam uma mesa-redonda com o coordenador diocesano do Serviço de Animação Vocacional (SAV), padre Aluísio Ramos, e com o jornalista e comentarista político Elielson Lima. Os convidados discutiram o tema principal e apresentaram pistas para o serviço dos agentes da Pascom nas paróquias.
Entre os principais pontos debatidos pelos assessores e os agentes, foram destacados a importância do planejamento e da produção de conteúdo a partir da agenda paroquial, a comunhão com o padre e interação com as demais pastorais e a relação com veículos de comunicação.
“A comunicação pode construir ou destruir [a imagem da] Igreja. O modo como falamos, a maneira como nos vestimos e nos portamos, sobretudo, quando estamos servindo. É a comunicação que cria uma imagem e há sempre pessoas ‘fazendo leituras’ que podem ser positivas ou negativas”, afirmou o padre Aluísio Ramos.
Ainda durante a programação do 5º Jordicom, os agentes da Pascom puderam partilhar as experiências bem sucedidas e os desafios enfrentados nas paróquias.
Com informações e fotos da Pascom Nazaré