Diocese de Mossoró (RN) celebra 179 anos da Paróquia de Santa Luzia, sede da catedral

A Diocese de Mossoró (RN) celebrou, nesta quarta-feira (27), os 179 anos da Paróquia de Santa Luzia – sede da catedral da Igreja potiguar. A data foi comemorada com a realização de uma missa campal, seguida de um café da manhã.

O evento intitulado de “Manhã de Luz” teve início às 5h, no Parque Ecológico Professor Maurício de Oliveira, no centro de Mossoró. No local, o pároco de Santa Luzia e vigário geral da diocese, padre Flávio Augusto Forte Melo, presidiu a celebração eucarística.

Entre os participantes da missa, participaram também os voluntários que vão servir na Festa de Santa Luzia deste ano. Os leigos e leigas receberam as orientações dos festejos que acontecerão de 3 a 13 de dezembro com o tema “Igreja, comunidade casa da palavra e da missão”.

Em um momento de confraternização, os voluntários da festa 2021 participaram de um café da manhã comunitário.

História

A igreja sede da paróquia e catedral Santa Luzia foi construída em 1772 pelo sargento-mor Antônio de Souza Machado e sua esposa, Rosa Fernandes, na Fazenda Santa Luzia.

Em 27 de outubro de 1842, com a instalação da Paróquia de Santa Luzia, a então capela foi elevada à categoria de igreja matriz. Somente em 1934, o templo passou a ser a catedral diocesana de Mossoró.

A Paróquia de Santa Luzia tem em seu território sete templos abertos à visitação pública. Além da catedral, há o Santuário do Sagrado Coração de Jesus e as capelas de São Vicente, Santa Teresinha, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e a da Ilha de Santa Luzia.

Com informações e fotos da Pascom Mossoró

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo