Diocese de Guarabira (PB) celebra 40 anos de história com dedicação da catedral

A Igreja Catedral de Nossa Senhora da Luz, sede da Diocese de Guarabira (PB), agora abriga relíquias de Santa Dulce dos Pobres. A lembrança da primeira santa brasileira foi depositada no altar junto com os restos mortais de São Vicente de Paulo, no último dia 11, durante a solenidade de dedicação do templo.

A celebração em ação de graças reuniu membros do clero, religiosos, seminaristas e leigos, e marcou os 40 anos de fundação da diocese paraibana. “Dedicar uma igreja é sinalizar a consagração do povo na fé e vocacioná-lo para cumprir a vontade de Deus, assim como Jesus o fez após o seu batismo no rio Jordão, do qual Ele saiu ungido, dedicado totalmente ao Pai”, afirmou o bispo diocesano, dom Aldemiro Sena.

A Diocese de Guarabira foi erigida canonicamente em 1980, sob o pontificado de São João Paulo II por meio da Bula Cum Exoptaret. Na sua homilia, dom Aldemiro enfatizou três aspectos da fé que são acentuados tendo em vista a Solenidade da Dedicação. O primeiro corresponde à perspectiva de que todo templo cristão dedicado a Deus é imagem do próprio Cristo, o segundo aspecto é a constituição da Igreja enquanto comunidade e o terceiro é um convite para rezar pela Igreja Diocesana, entendendo como necessária a comunhão com o bispo.

A missa em ação de graças pelos 40 anos da Diocese de Guarabira e a dedicação da catedral foi concelebrada pelo bispo diocesano de Grajaú (MA), dom Rubival Cabral.

Com informações e fotos da Pascom Guarabira

 

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo