A Diocese de Caruaru, em Pernambuco, dá início neste domingo (6) às homenagens a Nossa Senhora das Dores. Com o tema “Vosso olhar misericordioso a nós volvei”, a festa da padroeira da “capital do agreste” terá dez dias com celebrações presenciais restritas, mas que poderão ser acompanhadas também pelos meios de comunicação oficiais.
Com agendamento prévio por telefone ou pelos perfis da Catedral de Caruaru no Facebook e no Instagram os fiéis poderão participar das atividades litúrgicas, que começam com carreata levando a bandeira da padroeira. A acolhida na igreja sede da diocese está marcada para às 17h40 e será seguida da missa de abertura presidida pelo bispo emérito de Caruaru, dom Bernardino Marchió.
Entre os dias 7 e 12, a programação terá início às 6h da manhã com o Ofício de Nossa Senhora, seguia da celebração eucarística às 7h e depois, às 11h30, a adoração ao Santíssimo Sacramento. Na parte da tarde, as solenidades continuam com o Terço da Divina Misericórdia e Recitação das Dores de Maria, às 15h, e a novena da tarde a partir das 17h. Por fim, à noite haverá missa às 19h30.
Já no domingo (13), a programação começará com o Ofício de Nossa Senhora, às 6h, seguido da Santa Missa às 06h30 e outra que será celebrada às 11h. No período vespertino, será recitado o Terço da Divina Misericórdia, às 15h, e rezada a Novena da Tarde, às 16h. A missa dominical terá início às 18h.
Data solene
Na terça-feira (15), Dia de Nossa Senhora das Dores, após o Ofício de Nossa Senhora os seminaristas diocesanos cantarão o Ofício de Laudes, às 7h. Durante a apresentação musical, será realizada a entronização da imagem da padroeira em frente à igreja catedral. A santa ficará exposta para que as pessoas, que não podem participar presencialmente da festa por causa da pandemia, tenham a oportunidade, de dentro dos seus veículos, de fazer suas orações.
Neste mesmo dia, as celebrações eucarísticas serão realizadas às 8h, 10h, 15h e 17h, sendo a das 10h a Missa Solene presidida pelo bispo diocesano, dom José Ruy. Às 18h30, a programação culminará com a peregrinação de Nossa Senhora das Dores pelas principais vias da cidade.